quinta-feira, 30 de junho de 2011

Festa Junina no São Carlos Clube

Lia Estevão

Não deixa de ser uma volta à infância:  fogos, quadrilha,
música sertaneja e a tradicional fogueira. Tudo isso,
 e mais as muitas barracas de "guloseimas", deram
deram um colorido especial à festa junina do
São Carlos Clube, do dia 29 de junho.



A presença maciça dos associados garantiu o sucesso do evento.
Em determinados momentos, a entrada do Clube até
congestionou. Mas não o suficiente para desanimar alguém.
 Afinal, bastavam apenas uns 5 minutinhos para entrar
 e o bate-papo sempre rolava leve e livre.
 

Todos os espaços estavam perfeitamente decorados. Enquanto
os mais jovens circulavam pelos jardins, os adultos se
deliciavam com os doces à base de milho, o vinho quente,
o quentão, e mais, muito mais.

A Dra Isa da Fonseca Estevão (hematologia) e o sr. José,
seu amigo de longa data, receberam a jovem Fernanda.
Ela veio de São Paulo exclusivamente para curtir
 a festa, e rever as amigas. Disse que amou!




Tânia Cardoso e sua amiga Úrsula mostram como os tons de pink e de rosa podem
dar aquele "up" no visual, principalmente nos dias mais frios, em que o preto
reina. Elas ousaram e arrasaram. Muito se viu por lá, também, botas de
cano alto nas mulheres e camisas xadrez (estilo Luan Santana) nos homens. 

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Informação é cultura, sim...

Lia Estevão


Só para constar
Através da Moda, a roupa tem sido utilizada como instrumento social para
exibir riqueza e posição, podendo revelar nossas prioridades, aspirações,
 traços de caráter. Ela também confere elegância e cor ao cotidiano.  



Porque a gente se veste como se veste...

A cada segundo, são tantas as informações recebidas, sobre tantos assuntos, com tantas opiniões divergentes que, de verdade, é preciso reconhecer que quase nada sabemos. Eu, honestamente, me sinto quase que perdida neste mundo moderno, cheio de possibilidades de conhecimento.

Resta-me, ao menos, tentar um maior aprofundamento no universo da moda (que amo), compreender sua importância cultural, social e econômica, e acompanhar todas as novidades do setor. Você me segue?
Osklen na SPFW - Verão 2012
Pode-se dizer que o conceito de moda surgiu no início do renascimento, em Borgonha, “quando as cidades se expandem e a vida das cortes se organiza”. Nessa época, as inovações do vestuário eram lançadas por grupos de prestígios. Foi apenas no século XIX, quando a democracia anulou os privilégios de sangue, que a moda se espalhou por todas as camadas sociais, e que surgiu a figura do costureiro, responsável por inovações cada vez mais constantes no modo de vestir.

É importante salientar que, com o advento da burguesia, a moda passou a ser característica do universo feminino, com os homens voltando seus interesses para o trabalho e a carreira. Talvez por isso é que os problemas de mobilidade da roupa feminina só começaram a ser resolvidos no início do século XX, quando finalmente a mulher passa a conquistar espaço na sociedade produtiva.

A cada dia que passa o mundo da moda se supera, e surpreende as pessoas, com propostas muitas vezes irreverentes, porém sempre atualizadas. Na maior parte das sociedades, a moda encarna as transformações políticas e reflete o cotidiano das pessoas. O século XX, por exemplo, com tantas mudanças num período tão curto, pode até ser considerado o espaço mais criativo da humanidade
em matéria de roupas.

Atualmente, como no passado, a moda corresponde ao desejo de distinção social e da afirmação do indivíduo dentro do grupo.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Velhas novidades para o verão 2012

Lia Estevão


Só para constar. Para o Pan de 2007, pasmem vocês (e não esqueçam) houve
um aumento de quase 800% nos custos. As obras foram estimadas em
R$ 410 milhões, mas a conta fechou em R$ 3,7 bilhões. 
Será que com as novas medidas (RDC e sigilo), Copa do Mundo (2014) e
Olimpíada (2016) não seguirão o mesmo caminho? Ou pior?


Com base no que se viu nas passarelas da SPFW, o verão 2012 terá muitas transparências, cintura alta e pantalonas. Tecidos molengos, que dançam no corpo. Com brilho, de preferência. Looks monocromáticos. Branco, preto. E poucas extravagâncias. Essas são as velhas novidades da temporada. Cabe a você adaptá-las para que enfatizem suas prncipais características.

DROPS

A semana de moda começou em 1996, como Morumbi Fashion.
Hoje, quase todas as marcas buscam matéria-prima na Ásia.
Crises financeiras globais fizeram as marcas sairem da moda conceitual para a comercial. 

  
Osklen: simplicidade, conforto, movimento 


Cori: alfaiataria impecável no sport-chic

Iódice: rendas e transparências
Maria Bonita: referências da cultura portuguesa
 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sensualidade à flor da pele...

Lia Estevão


Em nome de agilizar as construções para a Copa de 2014, a Câmara acaba de aprovar a medida provisória RDC (Regime Diferenciado de Contratações). Ou seja, não se precisa mais da Lei  de Licitações para realizar a concorrência das futuras obras. Ao mesmo tempo, o governo federal decidiu que não vai mais divulgar todos os gastos com obras e serviços contratados para a Copa do Mundo de 2014. 
Será que entendi bem o que isso significa??????

... Se eu pudesse, amigos, usaria muitas das roupas mostradas no SPFW para o verão 2012 agorinha mesmo. Quanta beleza! Um novo desenho de silhueta (confortável e prático, sem deixar o conforto de lado), nos faz refletir o quanto os avanços da tecnologia tem transformado a moda contemporânea. As modelagens atuais eram impensáveis num passado próximo. Assim como a leveza e a maciez dos tecidos. Referências aos anos 40/50/60/70... tudo bem. Mas salve as diferenças!  As sensuais, contrastantes e delicadas diferenças!




Samuel Cirnansck: sensualidade, toque masoquista.

                        
As tendências começam a se repetir nas passarelas do SPFW. Isso já nos dá uma visão do que vestir na próxima temporada, gostemos ou não de moda. Afinal, é o que estará nas vitrines, o que nós vamos comprar... e adaptar, é claro! Então, prepare-se desde já (corpo e mente) para as seguintes novidades (?)...

                           Transparências nas produções: a moda pede sensualidade, ok?
Brilhos em tecidos bordados com paetês: verão rima com luminosidade, concorda?
Estilo boudoir em looks ousados: é usar detalhes que lembram lingerie, o que não é novo.
Formas geométricas nas roupas:  vários estilistas adotaram esta referência nada fácil...
Plissados em tops e saias: tive uma saia longa, nos anos 80, da Viva Vida, nada tão inovador...
Estampas tropicais, indígenas: numa abordagem diferenciada 
Tricôs bem fininhos e com transparências: isso eu amei mesmo, da Animale 
Renda Guipuir: quem não ama? 
Cintura marcada: continua
Decotes profundos: continua
Sai o tomara que caia, entra o frente única: mais elegante e charmoso, claro!
E a invasão da cultura portuguesa no guarda-roupa: essa invasão eu apoio com paixão!
Cores? Todas.

Samuel Cirnansck: rendas e bordados
delicadeza, romantismo. Amei!


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Herchcovitch surpreende no SPFW

Lia Estevão

No segundo dia do SPFW, foram tantas informações, tantas referências que, sinceramente, ainda não consigo saber qual a imagem de moda que nossos principais estilistas propõem como base para o verão 2012. Teve de tudo um pouco nas passarelas! Mesmo assim, pode-se dizer que transparências, rendas, plissados, decotes generosos, lingerie detalhada por itens de alfaiataria (como golas de camisa, listras, ombreiras de blazers), e muita sensualidade, estavam sempre (ou quase) presentes nas coleções.


  E... Alexandre Herchcovitch surpreendeu, como sempre. Seu desfile foi, digamos, "encantador", "meigo", "romântico", muito feminino. E sofisticado. Silhuetas elaboradas lembravam os anos 40/50/60.  As cores (rosa, baunilha, bege, azul-clarinho) estavam doces, tênues, perfeitas para tecidos nobres, como a seda com algodão. O vestidos tinham cintura marcada. E os delicadíssimos e clássicos bordados de flores em criatais e guipires? Artesanais e com brilho, à moda antiga. Lindo!

Alexandre Herchcovit
Foto de Felipe Panfili/AgNews

terça-feira, 14 de junho de 2011

SPFW: ontem, deu curvas na passarela!

Lia Estevão

Olhar poderoso, tranças desconectadas, modelos amordaçadas desfilando vestidos de noiva, peças inspiradas na arte tribal indígena brasileira... Ontem, com Tufi Duek, Animale, Samuel Cirnansck, principalmente, começou o São Paulo Fashion Week no prédio da Bienal.

Apesar de ser ainda muito cedo para destacar as novas e mais poderosas tendências, já podemos adiantar, por exemplo, que a moda verão 2012 vai realçar as curvas femininas: cintura fina, quadril largo, e seios fartos. Ela também pede transparências, brilhos, e profundos decotes para agregar maior sofisticação aos looks de verão. E devem, sim, ganhar as ruas.


Meus favoritos do primeiro dia:  da Animale, amei a pantalona de paetês, cós alto, combinada com um tricô cheio de transparências. Na cor turquesa. Lindo! Já da coleção de Tufik Duek, fica impossível não se encantar com o trançado da cestaria em tecidos de jacquard de algodão, e com as blusas-bata de alças bem fininhas. Creio que será um dos sucessos da próxima temporada. Vale destacar, também, as rendas e os bordados de Samuel Cirnansck e seus tubinhos-midi estampados.

Mais desfiles hoje.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

SPFW: Renovar, criar, ousar ...viver!

Lia Estevão

Começa hoje no prédio da Bienal, Parque do Ibirapuera, a 31* edição da SPFW. A expectativa, como sempre, é imensa. Afinal, as constantes transformações no vestuário nos encantam, e fascinam. Renovar, ousar, quebrar padrões visuais... isso realmente dá um novo sentido ao dia-a-dia. E quem melhor do que a moda para oferecer mil e uma possibilidades de mudança? Ela nos permite, sim, inovações quase que diárias nos looks, o que simplesmente aumenta a auto estima, energiza corpo e mente, estimula a criatividade e induz a uma maior sociabilidade.

Por tudo isso é que sempre aguardamos com ansiedade os desfiles com as tendências dos estilistas. Não que a gente vá usar tudo de imediato. Não. Mas, de alguma forma os lançamentos modificam estilos, jeito de ser e de encarar a vida, de simples mortais como nós. Que bom! E esse é o maior fascínio da moda: sua continua busca do que é mais belo e mais adequado para nos cobrir com requinte, praticidade e conforto, além de datar períodos políticos, economicos, e sociais.

Acompanhem comigo esta semana fashion, mágica, em que o fantástico universo da moda se abre ao mundo. Deixe-se envolver pelo trabalho (de seis meses) de nossos estilistas e, livre de qualquer preconceito, reflita sobre cada apresentação. E confira as principais novidades na modelagem, nos tecidos, nas cores, nas estampas, e nos detalhes para o próximo verão. Teremos muito tempo (ainda) para desenhar/criar um estilo diferenciado e chamoso, atual, para os dias quentíssimos que virão. Não esqueça: a roupa é uma continuidade daquilo que somos. Beijo.      

MODA: Tendências lançadas no mercado.
ESTILO: Interpretação pessoal dessas tendências.
ELEGÂNCIA: Simplicidade, harmonia e equilíbrio ao vestir.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Crie um estilo para chamar de seu

Por Lia Estevão


Você não tem as características de uma top model?
 E vive em crise por conta de tal realidade?
 Conselho de amiga: dê um basta à ditadura da beleza,
 aos padrões pré-estabelecidos pelos "donos" da moda,
e curta seu corpo (com todas as imperfeições),
 e seu jeito de ser (com todas as consequências).


Eu, a moda e muitos anos atras

Saiba que o belo de hoje provavelmente será apenas história para um amanhã de novos valores. Portanto, nada de choramingar pelos cantos, de se achar ora gorda, ora magra demais. Às vezes alta, outras muito baixa. Quase na terceira idade, ou novíssima. Um verdadeiro horror!

Sai dessa, amiga. O escritor americano Gore Vidal, em um de seus ensaios, disse: "Estilo é saber quem você é, o que quer dizer não dar a mínima para o resto". Entendeu? Então ame profundamente a você mesma. Acim de tudo. E de todos.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Elas falam de moda... com estilo!

Por Lia Estevão

Quem não gosta de ouvir: "Você tem estilo!". Todas as mulheres, com certeza. Afinal, tal afirmação significa que você é notada, adequada, chic, poderosa, uma mulher referência. Mas a verdade é que hoje, apesar das mulheres conhecerem tendências de moda, e até saber interpretá-las, muitas ainda demonstram dificuldades para criar um look único, confortável, personalíssimo. E confundem moda com estilo. Vejam o que personalidades do universo fashion da cidade dizem sobre o assunto.



                Ana Célia Permonian
                Atelier Ana Célia

Moda são as tendências que você segue. Já o estilo é criado pela própria pessoa, sendo a coerência entre o que você é e o que você mostra. Só não se pode esquecer de adequar a moda ao seu corpo, ao seu jeito, e ao seu gosto. O estilo é adquirido através dos anos, não se compra com a moda.

                

                       Luciana Iemma
                       Supérfluo Acessórios

Moda é o que está dentro da revista. Estilo é o que está dentro de sua personalidade. Descubra quem você é e o seu estilo aparecerá. A atriz Carolina Ferraz é uma pessoa de estilo, Fernanda Yang também. Cada uma do seu jeito.                                        
                     
       Daniele Globo
      Analista de Marketing do Dahma

Moda tem data, e muitas vezes é passageira. Estilo é algo seu, que fica. Vejo a moda como dicas dos estilistas sobre o que usar em determinado momento. Mas não faço dessa moda meu estilo. Sempre compro algumas peças da estação, que me favoreçam, e incorporo ao meu estilo. Um jeito fácil de saber se você tem estilo é quando um amigo vê uma peça na vitrine que é "a sua cara". Sinal de que você já  conseguiu imprimir seu jeito de ser em sua forma de vestir.



                                 Ana Paula Balan
                                Consultora de moda - NP Store

Moda é o de agora; estilo é perene. Moda é algo que você segue; estilo é algo que você cria. Moda é fazer parte de uma manada, estar com a multidão; estilo é algo sobre a visão pessoal de cada um, sobre suas particulariedades e esquisitices. Pessoas estilosas normalmente estabelecem modas.              

                                           
                  
                                                   Vânia Carvalho
                                                               Vânia Carvalho Atelier

"Moda é cultura, comportamento, história. Estilo é o que faz de você única. A moda é uma proposta, estilo é uma escolha pessoal. Tem pessoas que gostam de seguir a moda, as tendências, e tem outras que possuem estilo próprio, não são escravas da moda. Ter estilo significa reconhecer o que fica bem em você, com suas características individuais, sua personalidade. É o modo de dizer ao mundo que você é singular".


                                                                  
                                                                        Elizete Garcia
Li Catarina

"Moda tem a ver com idéias, com o que está acontecendo em determinado momento. Na verdade, acredito que moda é feita para se tornar demodê, e estilo é um jeito próprio de se vestir. Ou melhor: é vestir o que sua personalidade pede e o que lhe cai bem. Moda passa, estilo permanece. Um exemplo de estilo? Princesa Diane".



sábado, 4 de junho de 2011

Maria Butcher, cantora e bailarina

Lia Estevão

A voz é privilegiada e o look personalíssimo. Como dizem os amigos, ela canta e encanta. A cantora Maria Butcher, formada em Relações Públicas pela Unesp-Bauru, hoje é um exemplo de como trabalho e dedicação resultam em sucesso.

 Sua história começou bem cedo, aos 14 anos, cantando nos bares de São Carlos. Tempos depois, em 2002, passou seis meses na Inglaterra, cantando em pubs de (Sheffield),
onde foi convidada a participar do Grupo “DrumBrazil”,
formado por brasileiros e ingleses, para uma turnê
de 2 meses no norte do país. 
O show “As mulheres de Chico Buarque”, idealizado e produzido por ela em 2005, até hoje é sucesso em todas as apresentações. Em 2006, iniciou a apresentação de outro projeto, chamado “Bossa Nova, um Samba Diferente”.
 Mais um sucesso. E em 2007, incansável, partiu para uma
 experiência diferente: foi cantora e bailarina dos espetáculos da companhia Musical "WME-Sobre as ondas" no Navio Pacific, que realiza a rota do nordeste do Brasil.

Em 2010 Maria realizou seu grande sonho de lançar seu primeiro CD, em São Carlos sua terra natal, com o nome de "Por isso a música".

Mesmo com suas andanças por este Brasil, e pelo mundo afora, ela faz questão de dizer que a vaidade nunca está presente em seu dia-a-dia. Muito menos preocupações sobre as tendências da moda. Se depender dela, por exemplo, looks com grandes produções, e brilho, só para os palcos.

Tanto nos dias mais frios do inverno, quanto no calor do verão, independente das propostas de moda, ela fica mesmo é com o conforto dos vestidos amplos (que adora) e com a alegria das cores fortes (outra de suas paixões). "Confesso, porém, que sempre compro uma peça mais fashion aqui, outra acolá", diz em tom de brincadeira. "É para dar um up no look. O novo me revigora", finaliza sorridente.

Maria, agora, pretende se dedicar aos musicais. 

Édina Maia, Consultora de Etiqueta

Lia Estevão


"Uma pessoa elegante é aquela que sabe se portar bem em sociedade, que conhece as regras de etiqueta, e que está atualizada nos fatos que acontecem no mundo das artes, economia, política, etc. E, claro, que acompanhaas tendências da moda a cada estação. Mas, isso não é tudo", ressalta Édina Maia, consultora de etiqueta e cerimonialista. E cita exemplos.

"Veja bem, antes de ir a uma festa você se preocupa com o que vai vestir, com o cabelo, o sapato. Quer tudo impecável. Na festa, entretanto, você sente-se tão a vontade que até quebra algumas importantes regras de etiqueta, como colocar os cotovelos na mesa enquanto conversa com uma amiga ao lado. Um erro que nem é considerado tão grave quando comparado, por exemplo, com a falta de respeito para com o empregado, ou com entrar em briguinhas de trânsito".
 
Odacyr, Lia e Édina em evento noturno

Édina cita, também, o deixar de responder a um cumprimento, e não usar as palavrinhas mágicas por favor, com licença, e muito obrigado com mais frequencia, como gafes imperdoáveis. "A elegância", prossegue, "está em cada gesto, em cada palavra, em cada atitude, e não apenas em esgrimir corretamente os talheres ou usar roupas modernas. As regras de etiqueta (e a moda) podem ser variáveis, dependendo do lugar onde você está, mas a boa educação e o respeito humano não variam nunca", finaliza.