quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

INVERNO 2012: sensual, chique, com muitas fendas, muitos decotes e...muita transparência!



Glória Coelho: transparências
A duas principais semanas de moda do Brasil terminaram. Quem vai ganhar as ruas na próxima temporada fria? Apesar do diversificado mix de influências e de propostas (há de tudo para todos), pode-se afirmar que o próximo inverno será marcado pela sensualidade e pelo requinte. Muitas fendas, muitos decotes, muita renda, muitas transparências...ares de verão envolveram as passarelas. Pelo jeito, nossos estilistas apostam num período não tão frio assim...
Confira comigo as principais tendências do Fashion Rio e da São Paulo Fashion Week, faça suas anotações e ... Boas compras!
Juliana Jabour: tricôs
Modelagens retas
Para montar um guarda-roupa de inverno, ano 2012, apostem principalmente numa modelagem reta (vestidos, blusas, túnicas, calças). Ela veste muito bem tanto as magras como as mais cheinhas.
Metalizados
Os materiais metalizados são a bola da vez e apareceram na maioria dos desfiles. Podem estar numa saia, casaco ou calça. Ou em acessórios, tipo bolsas.  
Maria Bonita: decotes ousados
Veludos
Bonito e elegante, o veludo promete ser um hit de inverno, desde as suas versões mais leves como as mais radicais (caso o inverno seja rigoroso). Sua textura macia compõe perfeitamente com as transparências da estação.
Estampas
Este será um dos invernos mais “estampados” dos últimos tempos. Valem os padrões geométricos e, principalmente, os desenhos étnicos (da África, Oriente, e das tribos indígenas americanas).
Iódice: mais transparências
Transparências
Tecidos leves e transparentes (rendas, sedas, tules e organza) estiveram presentes na maioria das coleções. Com eles, pode-se brincar de “mostra e esconde” em quase todas as produções, resultando numa sensualidade incrível para o inverno.
Brilhos
Se depender dos estilistas, teremos o inverno mais brilhante dos últimos tempos. Além dos metalizados, que conferem brilho às produções, bordados, aplicações, paetês, canutilhos, cristais e lurex estarão em alta. O importante é brilhar.
Paletós compridos
Depois dos casaquinhos cropped e da jaqueta perfecto, o casaco da vez é o paletó comprido, reto, que vai até a altura dos quadris. Ele será usado com tudo e, por isso, vale investir numa peça de maior qualidade.
Osklen: esperando inverno rigoroso
Tricôs
Pulôveres grandes, cardigans gigantes para serem usados por cima dos vestidos, é o tricô que vem com tudo, principalmente o de pontos largos, com ares artesanais. Compre um de tom neutro e combine com tudo.
Conjuntinhos
Por muito tempo, usar um “conjuntinho” era passar atestado de mulher envelhecida, mesmo que elegante. Agora, ao que parece, ele volta a ser tendência. Uma tendência jovem e moderna. Então, que tal já começarmos a combinar calça, saia ou short com blusa e casaco?
Saia lápis
Outra peça que andava sumida e que retorna com força total é a saia lápis. Para o inverno 2012, a proposta é usar tecidos mais grossos como lã e veludo, lisos ou com as estampas da estação. Saia recomendada para mulheres com poucas curvas.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

SPFW: Saiba em que você já pode apostar!


Modelo Huis Clos

Os desfiles da edição de inverno 2012 da São Paulo Fashion Week continuam no prédio da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Para quem ainda não sabe, a SPFW é o evento de moda mais importante da América Latina.

Confesso que ao ver as fotos, ou ler os comentários de nossos experts em moda, fiquei na dúvida: são coleções de inverno ou não-inverno? Também confesso que, até o momento, nada me encantou a ponto de dizer que determinado estilista mostrou novas fórmulas, ou inovou nas estruturas, no mix de tecidos, nos detalhes.  Tudo me parece óbvio, dentro da zona de conforto de cada profissional. É hora do clássico chique, chiquérrimo. E de muitas releituras.
Modelo Alexandre Herchcovitch
De qualquer maneira, vamos preparar o espírito (e o bolso) para investir em peças de alfaiataria com corte impecável, em tricôs com cara artesanal (pulôveres grandes), paletós compridos, e em muita transparência. 

Modelo Cavalera
Modelo Mário Queiroz

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

É navio que afunda, enchentes, roubos, bagunça geral...melhor ficarmos com as notícias do mundo da moda...


Como o domingo, 15 de janeiro, estava com ares de absoluta tranqüilidade, e com Dona Lourdes mais dormindo do que qualquer outra coisa, achei por bem dão uma espiada mais detalhada no jornal. Quem sabe, pensei, ao lado das notícias sobre as evoluções tecnológicas das últimas 24 horas, não encontrarei também uma série de fatos que comprovem estarmos caminhando para a formação de uma sociedade mais justa e menos perversa? Sei...

Mas depois de ler que um navio de cruzeiro com cerca de 4.200 pessoas a bordo naufragou na Itália. Não, não era sobre o filme Titanic, era real. Dizem os relatos que a maioria dos turistas havia acabado de sentar-se para o jantar quando um barulho “horrendo” interrompeu o pianista. E que, em seguida, pratos e talheres começaram a voar pelo salão. E que, depois, foi a vez de todos os passageiros-turistas brigarem pelos coletes salva-vidas, e para entrarem nos botes. Dizem, também, que o capitão abandonou o navio antes da retirada dos passageiros. Nada de heróis, como acontece no mundo da fantasia. Enfim, dizem que as pessoas se comportavam como animais...para se salvarem.

Depois de ler que por aqui, mais precisamente em São Paulo, polícia volta a atuar na cracolândia, de forma “branda” para dispersar usuários de drogas. Afinal, eles precisam de tratamento ou de violência? 

Depois de ler que o custo de vida no Brasil já é mais alto que nos Estados Unidos, segundo dados do FMI, e que tudo agora é mais vantajoso comprar nas terras do tio Sam.

Depois de ler que há cada vez mais usuários, e cada vez menos vagas nos hospitais. Ou seja: se já não era fácil encontrar leitos disponíveis nos hospitais conveniados aos planos de saúde, daqui para a frente ficará ainda mais difícil.

Depois de ler que a mulher tem hoje no Brasil dois anos de escolaridade a mais que o homem, mas ganha em média 30% menos que ele. E, quanto mais instruída é a mulher, maior a diferença entre seu salário e o do homem com a mesma escolaridade.

Depois de ler sobre as "atividades" de nossos políticos, as enchentes que estão acontecendo por este Brasil afora, o desespero das muitas vítimas, balas perdidas, assaltos por todo a parte, etc. e tal....  

Depois de ler tudo isso, de reflexões, e de muitas revoltas necessárias, eu acho por bem voltar ao mundo da moda e oferecer um pouco de magia e beleza aos que seguem este blog. No próximo post, que tal conhecer as principais propostas para o inverno 2012, sugeridas nos desfiles da Fashion Rio?

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FASHION RIO: luxo e sofisticação saem na frente, apesar da crise mundial...



 Pois é...não tem como contestar: a moda para o inverno 2012 vem
recheada de luxo e sofisticação.  A grife Melk-Zda, por exemplo,
desfilou modelos belíssimos em seda artesanal, mais flores e babados.   

Mesmo para quem não abre mão dos looks despojados e informais, a
proposta é a mesma: sofisticação. Modelo TNG: tricô artesanal - uma
tendência que se repete em outras marcas - jeans manchados.


Aqui, são as cores que, junto com o tecido nobre, conferem
requinte ao modelo. Nuances de cinza e chumbo...perfeito!
Desfile da Sta Ephigênia.

A Cantão destacou as formas arredondadas e os tricôs artesanais
de aspecto mais rústico. Uma constante em todos os desfiles:
utilização de tecidos nobres, ricos, e de muito brilho.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INVERNO 2012: Começam as semanas de moda!


Cavendish: inverno 2012. Foto: Márcio Madeira

Nada mais apropriado do que um dia chuvoso como o de hoje (chove sem parar em todo o Brasil) para o início dos desfiles das 24 grifes que vão apresentar suas coleções para o outono inverno 2012.  É tempo do Fahion Rio.
Como sempre, fico prá lá de curiosa para saber das novidades dos principais estilistas. Afinal, que visual eles criaram para a mulher usar nos dias mais frios? Romântico? Ou mais sensual? Clássico e elegante ou fashion e estiloso? Todo colorido... ou preto e branco? Usaremos mais tricôs ou tecidos planos?
A Cavendish, por exemplo, com sua coleção batizada de "a natureza do luxo", apresentou na feira de negócios, FB, calças estampadas com jeitão de pijama, peças (muitas)  de jacquard e guipure, flores por todos os lados, rendas aplicadas à lã.  Essa é uma  amostra de como seremos sofisticadas na temporada fria. E muito charmosas......
Agora, vou acompanhar os desfiles e, depois, conto quais serão as principais tendências do próximo inverno. 

Outro modelo Cavendish: sobreposições.

 

sábado, 7 de janeiro de 2012

Sandálias e sapatos florais: luxo indispensável para ter a cara do verão!

Escapim: floral clássico e sensual. Melhor aliado em momentos de dúvida.
Os sapatos florais são a coisa mais linda do mundo. Principalmente porque conferem bom humor ao visual. Além de nos deixar com ares de mulher resolvida e feliz, de mulher que sabe interagir com as constantes novidades deste mundo.

Enfim, acredito que os maravilhosos sapatos florais revelam quais mulheres realmente adotam uma postura menos rígida diante de tudo o que é tradicional, clássico, básico. E você, amiga, já comprou o seu?

Adoro ete modelo mais ousado, mais alto, mais tudo.

Como eles fazem a diferença nos looks nossos de cada dia, o melhor mesmo é entregar-se com paixão a tal acessório e ter mais de um. Dia destes, numa das lojas do Alto da Cidade, vi uma rasteirinha que era tudo de bom e mais um pouco: tinha tecido floral entrelaçado com cordas, couro bege, e um design pouco visto por aí. Meus pés ficariam belíssimos com ela. Foi então que resolvi dar um chega prá lá nas roupas sóbrias e abrir o espírito para as alegrias do verão.

Mostro alguns modelos. Lembre-se de que um modelo (sapato ou sandália) floral sempre pede uma bolsa básica e neutra. Opções em sandálias pesadas: plataforma e salto grosso, plataforma e salto anabela, plataforma e salto fino. As abotinadas escondem o peito do pé. Uma dessas é o que basta para você ter a cara do verão 2012!

Prático e, geralmente, muito confortável. Ele tem poder!

Um modelo como este pode, sim, dar um upgrade à produção

Deixe o mundo fashion amarrado aos seus pés
Uma explosão de feminilidade ocorre com esta peça. Arrase!
Sei que não é todo mundo que gosta. Mas...é lindíssimo, estiloso!
Mais básico, porém igualmente charmoso. Vai com tudo!
As sandálias florais fazem contraponto com roupas mais tranquilas.
Anabela é fashion, esta peça também. Para quem curte
a diferença e o glamour

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Aqui, falamos de todos... e de tudo também!


Inverno 2012
Acompanhe os desfiles dos eventos de moda mais importantes do Brasil.
FASHION RIO, de 10 a 14 de janeiro de 2012 – no Rio de Janeiro
RIO-À PORTER, de 10 a 13 de janeiro de 2012 - também no Rio de Janeiro  
SPFW – SÃO PAULO FASHION WEEK, de 19 a 24 de janeiro - em São Paulo



Liquidações de verão
O ano começa e as lojas aproveitam para lançar liquidações com descontos de até 80% nos produtos. Sou contra esse tipo de promoção. Sempre fui. Mesmo quando era proprietária da Adornare. Meu lema era ter preços menores para vendas maiores durante todo o ano.    



Estranhos caminhos
Claro que como a maioria dos consumidores deste planeta, eu também fico “empolgada” ao comprar por apenas R$ 20,00 um vestido que, ainda ontem, custava R$ 100,00. Só questiono o seguinte: e se (no caso, ontem) eu tivesse pagado os R$ 100,00 da etiqueta? Com certeza, estaria “bufando” de tanta indignação, raiva mesmo. Como são estranhos os caminhos do varejo...




Loja em casa
Anda sem tempo de bater pernas para comprar uma camisa ou blusa que faça a diferença no seu visual? Fique sabendo, então, que agora a Adornare atende no sistema DELIVERY. Em média, são levadas 20 peças até a casa das clientes, entre camisas, blusas, batas, e túnicas. O serviço é gratuito e pode ser agendado em qualquer horário pelo telefone: (16) 9165-4497.  



Dica esperta renova seu look
Laranja, goiaba, verde, azul Klein, amarelo, pink... É verdade: bolsas de cores fortes dão um up na sua produção, deixando o visual bem mais divertido, atual, e estiloso. Lembrete importante: bolsas coloridíssimas pedem sapatos de tons neutros, como preto, marrom, ou marinho. No verão 2012, abuse dos tons e seja feliz!





Não empobreça o visual
Não tenha ilusões, amiga: mesmo no calor escaldante, quando a gente veste o mínimo possível para cada ocasião, a falta de qualidade no vestuário SEMPRE empobrece o visual. Em assim sendo, vamos começar o ano comprando menos, mas... Comprando melhor! Lembre-se de que SEMPRE TEM UM MOTIVO para “aquele vestido, ou calça, ou blusa” ter um preço maior. Sempre.
  


Cachorros, galinhas... Por Louis Vuitton
Arte e moda. O artista americano Kingdom Billie Achilleos mostrou, em recente exposição, mais de 20 itens originalíssimos, criando uma coleção de arte de couro animal. Provando ser um conhecedor profundo dos produtos de Louis Vuitton, ele aceitou o desafio do estilista e criou peças interessantíssimas, inspiradas em “bichinhos” do reino animal, onde prova que encontrou o ajuste certo entre arte e moda.



Shopping Jardim Sul (SP)

Mercado de luxo brasileiro
Parece que o ano de 2012 será de muitas novidades para o público AAA do Brasil. Marcas-desejo como Balmain, Balenciaga e Yves Saint Laurent estão chegando. E, gente, esse público compra muitoooo. Olhem só os dados: o crescimento do setor de luxo, em 2010, foi 28% a mais do ano anterior. E tudo leva a crer que, em 2011, ele deve chegar a 33%. Como dizem muitos economistas, o Brasil é hoje o mercado mais promissor da America do Sul. E como eles dizem, também, os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados no luxo. É um luxo!!!