quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Carta de final de ano

 Grupo de Cinema de 2022

 Carta de Final de Ano


O fim do ano sempre nos faz repensar a vida.
  Época adequada para refletir sobre o que fizemos, deixamos de fazer e o que plantamos para colher no próximo. Também de fazer um balanço das relações familiares, das amizades conquistadas, e das muitas negligências provocadas pela pressa e pelo excesso de atividades. Umas necessárias, outras nem tanto.

Fui feliz em 2022?

Essa é a pergunta que devemos responder agora em dezembro, sabendo que objetos desejados são alegrias instantâneas, como trocar o carro, por exemplo. Ou comprar a roupa dos sonhos. E sabendo também que nenhuma felicidade é mais duradoura do que aquela que vem quando estamos perto das pessoas que amamos, ou da sensação reconfortante, gostosa, de ter amigos fiéis a quem podemos telefonar no meio da noite e pedir carinho.. .Ou socorro!

Verdade: pessoas nos trazem muito mais felicidade do que objetos, coisas. Pertencer a um grupo é, sim, muito melhor do que amontoar objetos e coisas...



Quando decidimos fazer um curso, uma oficina com gente desconhecida é porque aceitamos nossas fragilidades afetivas, porque em algum momento fomos sovinas de carinho.  De dizer “eu te amo” para os amigos. Chegamos no último trecho da vida melancólicos, entediados, quase que sozinhos. Sem o grupo dos nossos sonhos. E, às vezes, com muitas “coisas”, “objetos”, acumulados. Não é o suficiente.

Uma das muitas possibilidades de corrigir trajetos insípidos, sem graça, é decidir fazer uma oficina de fotografia e de cinema no Cemac, com a professora Iasha, mulher inteligente, meiga, amiga, de personalidade forte. O grupo deste ano foi incrível e excedeu as expectativas: pequeno, mas comprometido e disposto a interagir com empatia e solidariedade, a aprender e a produzir. E como ninguém é de ferro, houve muita comilança, sim!


O resultado desse “encontro” foi incrível: novas amizades surgiram, reuniões sempre alto astral e bem humorados, um documentário sobre Coletivos Culturais, e um vídeo de seis minutos sobre Aposentadoria. Além da exposição dos trabalhos, na entidade, em noite de gala. Uma ida ao Teatro Municipal também fez parte do programa. Tudo com a Covid 19 atazanando nossos dias.


Diogo, José Carlos, Wilma, Lia, Germano e Iasha... Estamos de parabéns!  E hoje, 06 de dezembro, vamos nos confraternizar porque felicidade é estar cercados de amor. Ter um grupo para chamar de nosso.


Um beijo e feliz Natal para todos! 

Que venham o ano de 2023
União e muitos projetos


     
06 de Dezembro - Reunião