Eu adoro calças jeans. Elas podem ser justas ou folgadas, curtas ou compridas, de boca estreita ou larga, de cintura alta ou nem tanto, básicas ou fashion...não importa! A certeza de que elas vestem bem qualquer silhueta, independente da idade, da altura, dos quilos a mais ou a menos, do estilo nosso de cada dia, sempre me tranquilizou ao botar os pés fora de casa. Além disso, elas transitam com facilidade em diferentes ambientes e ocasiões. Definitivamente: com jeans, fica difícil errar no visual.
Dia destes,
andei lendo uma pesquisa da empresa Invista
(especializada em fios e fibras) sobre os hábitos de consumo do jeanswear. Ela
foi realizada em 10 capitais brasileiras, no mês de dezembro, 2012. Trabalho
superinteressante. Eis algumas das constatações.
Cerca
de 46% do total entrevistado (consumidores masculinos e femininos, entre 18 e
50 anos) usa jeans todos os dias, ou pelo menos cinco vezes por semana. A
maioria das mulheres usa esse estilo de calça para valorizar o bumbum. Os
modelos preferidos são, nesta ordem: tradicional, skinny, cigarrette, capri,
sarouel, baggy. Já os modelos para homens são apenas três: tradicional (53%), justo ou largo.
Outro
dado curioso é a média nacional de calças por pessoa: 9 itens no armário, sendo
que 7 delas são repostas anualmente. Normalmente, os jeans são adquiridos em
magazines ou em lojas multimarcas, ao preço médio de R$ 95,00 cada uma.
E vocês
sabem quais os atributos que mais influenciam a decisão de compra? Na ordem:
modelo, preço (ambos praticamente empatados em primeiro lugar), depois marca,
lavagem, desgastes e apliques.
Também
é interessante saber que:
Em
São Paulo a calça jeans é usada mais para o lazer e, em Belo Horizonte mais
para o trabalho. O modelo de preferência das mineiras é o skinny, e as paulistanas
preferem shorts e bermudas.
Os
homens do Rio de Janeiro preferem calças largas, enquanto os de Brasília quase
sempre optam por peças mais justas. Aliás, Brasília é a cidade com maior compra
de peças por ano (oito), e com maior preço médio por peça. Também é onde as mulheres
gostam de valorizar bumbum e pernas. Assim, compram mais os modelos
tradicional e skinny.
Como se vê, não
há unanimidade na hora da compra. Mais exemplos: em Goiânia, a preferência é por
calça tipo baggy; em Curitiba pela skinny e cigarrette; já em Florianópolis, os
modelos mais procurados são o bootcut e boyfriend; e em Salvador a maioria das
mulheres opta por bermudas, shorts e cigarrettes.
É
isso, amigas do blog. Superbeijo a todas.
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