terça-feira, 2 de maio de 2023

"Você não tem mais idade para isso" A crueldade do etarismo



Você não tem mais idade para isso!”
Quem já ouviu isso?
Percebi, de um jeito ingrato, já que as angustias foram duramente superadas durante a lenta  passagem do tempo, que envelhecer sem amadurecer é como imergir num universo totalmente desfavorável onde é quase impossível continuar com a vida produtiva.  

O que acontece? Nos prendemos ao melhor do passado e, de quebra, ainda o moldamos alguns desses momentos de acordo com nossos desejos atuais. Tudo para nos fazer crer que, naquela época, a vida era perfeita e que agora, inesperadamente, outra realidade nos assombra ao sugerir (ou melhor, impor) uma existência mais comedida,  limitada e sem metas a conquistar. Uma existência cuja prioridade é ser saudável, deixando futuros projetos para os jovens. E a sociedade repete, e repete, "o tempo passou". 


Discriminação etária na
 esfera profissional é crueldade

Envelhecer, de fato, é uma arte. Amadurecimento e sabedoria transformam, para o idoso, cada amanhecer em um novo início, e com possíveis novas conquistas, sejam elas quais forem. Desde que as oportunidades se apresentem. Desde que os preconceitos sejam superados.

Então, meus amigos, o tempo de quem já viveu muitos anos não passou.  Ao contrário. Esse tempo o transformou numa pessoa mais informada, interessante, numa pessoa mais capacitada. 

Embora no Brasil, a idade que marca o início da velhice seja de 60 anos, verdade é que os idosos estão cada vez mais ativos. E ultrapassando os 90 anos.  Eles sabem cuidar da saude e trabalham, estando envolvidos em questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis. Vamos evitar a crueldade do etarismo porque, se não morrermos, amanhã seremos nós os idosos.


Tipos de envelhecimento 

Envelhecimento biológico, sinalizado por um conjunto de mudanças físicas e orgânicas, com acúmulo progressivo de disfunções e diminuição da reserva e capacidade fisiológica;

Envelhecimento social, em que se verificam alterações nos papéis sociais, sendo principalmente alterações definidas pela sociedade;

Envelhecimento psicológico, onde se observam alterações da atividade intelectual e nas motivações, bem como alterações comportamentais e emocionais.


Preconceitos contra idosos que devem ser combatidos

  1. Atribuir o esquecimento à idade. ...
  2. Os mais velhos já “tiveram a sua vez” ...
  3. Os mais velhos são solitários. ...
  4. Os idosos estão “muito velhos para isso” ...
  5. Infantilizar o idoso.

2 comentários:

  1. Excelente texto. Temos que lutar sempre pelos nossos sonhos e , assim combater o preconceito !!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei Lia. Retratou a realidade. Marise Louvison

    ResponderExcluir