Por Lia Estevão
Alto, corpo atlético, cabelos e olhos escuros, quase sempre de jeans, camiseta branca, e tênis. O visual do cantor e percussionista Gustavo Rodrigues, integrante do grupo Conversa de Botequim, mesmo despojado dos luxos e das pequenas extravagâncias (tão comuns no meio musical), não deixa dúvidas: ele sabe quem realmente é, e aonde quer chegar. Tem atitude, o que torna esse seu estilo bem comportado, tipo mocinho de seriado americano, simplesmente irresistível.
Na verdade, quem encontra Gustavo pelas ruas vai logo imaginando tratar-se de alguma celebridade, instantânea ou não. Mas...nada disso. Esse moço aparentemente tranquilo, fala suave, e olhar observador, é "apenas" um profundo estudioso de música popular brasileira, e completamente apaixonado por samba e choro.
Uma paixão que até justifica seu look preferido: chapéu de palha, camisa listrada, sapato bicolor, bem ao estilo dos sambistas tradicionais. Mas, fora essa pequena irreverência, o que ele curte mesmo é sentir-se confortável com as roupas que usa, e fica longe das tendencias da moda. "Sou uma pessoa simples, sem maiores vaidades", faz questão de ressaltar, timidamente. "Uma pessoa que ama a família acima de tudo".
Avesso às baladas, Gustavo confessa que passa todos os seus momentos de lazer na companhia da família, principalmente das sobrinhas, ou lendo um bom livro. "A música me completa", diz. Atualmente, é fácil "esbarrar" com o cantor e pandeirista se apresentando nos muitos barzinhos da cidade. Ao lado dos amigos Cléber Rangel (violão, bandolim, e vocais), e Elói Brito (bandolim de 10 cordas e cavaquinho), forma o Conversa de Botequim, grupo com o qual se sente à vontade para criar, e produzir, vários projetos musicais. Dos mais recentes, destaque para o "Conversa de Botequim conta a história do samba", sucesso no São Carlos Clube e no SESC de Ribeirão Preto, e para o "Cinco Grandes do Samba", que praticamente lotou o teatro Municipal de São Carlos, em 2009.
Jogo Rápido
Gustavo: músico 24 horas por dia
Atividade: cantor de grupos de samba e chorinho
Objetivo: evoluir pessoal e profissionalmente
Vida: procura simplificar ao máximo
Técnica ou paixão: 100% paixão
Moda: básica e com qualidade
Detesta: roupas estampadas, coloridas, e calças amplas
Cores preferidas: branco, preto, e vermelho
Estilo: o meu
Look preferido: o visual malandro que faço nos shows
O que mais irrita: falsidade
O que sempre faz sorrir: as sobrinhas
Maior medo: instabilidade financeira
Maior certeza: estar na profissao que amo
Mania: roer as unhas
Prato preferido: bife a parmegiana
Na geladeira: cerveja, vinho e queijos nunca faltam
Musica: minha vida