sábado, 9 de abril de 2011

André de Souza, Banda Mandinga


Por Lia Estevão


Nem o forte calor atrasou o músico André de Souza para a entrevista, solicitada às pressas. Vinte e nove de novembro, dez da manhã. Em pé, bem na minha frente, sorri, diz "oi", e entra tranquilamente. Como se me conhecesse há muitos anos. De shorts e camiseta, despojado de luxos materiais, pontualíssimo... a primeira impressão é de estar diante de uma personalidade incomum. O que se comprova ao longo da conversa. Ele tem um coração de poeta, doce e romântico, que caminha sem medo junto aos pensamentos mais racionais de sua mente, pensamentos estes bem mais coerentes ao perfil de um engenheiro, como ele. Só que esse engenheiro disse não à profissão e ao status conferido por ela. Por amor à música.

Entre respostas geralmente bem humoradas, percebe-se que os caminhos anteriormente percorridos tiveram muitos questionamentos. Certezas? Pouquíssimas. O que raramente afeta sua tranquilidade. Percebe-se, enfim, que André é totalmente apaixonado por seus trabalhos, mas sempre mantendo os pés no chão. Forte e frágil. Rude e doce. Músico e cantor. E também o vocalista principal da banda Mandinga, com muito orgulho.


INFÂNCIA
Nasci em São Simão, e tive uma infância normal, brincando feliz em ruas sossegadas. Na verdade, cresci sem perceber que o mundo se divide entre o bem e o mal, e que a violência faz parte do cotidiano. Aos 10 anos já cantava no coral da igreja, ao lado de minha mãe. A decisão de viver apenas de música veio bem mais tarde, durante o curso de Engenharia, na UFSCar. Não me arrependo.

MODA
Gosto de moda, mas não sou um "expert" nesse assunto. Sei apreciar o que é belo. Meu estilo é bastante abrangente, pois ele depende da ocasião. Entretanto, gosto mesmo é de roupas despojadas, que me deixem à vontade para executar todos os movimentos do corpo. Nem sei quantas camisetas tenho.

AMIZADE
Amizade é quando a gente quer fazer qualquer coisa para deixar o outro feliz. É vontade de confortar em momentos difíceis. De conversar a qualquer hora, sobre qualquer coisa. De abraçar forte. Amizade é simplesmente a vontade de querer ser parte da vida do outro. É isso.

PERSONALIDADE
Confesso que sou um cara chato. Perco fácil a paciência com pessoas irresponsáveis que, por exemplo, não cumprem prazos e horários. Mas... jamais faço cobranças, assim como evito fazer concessões. Se a pessoa não corresponde às minhas expectativas, cordialmente peço que se afaste de meu convívio profissional. Pessoalmente, me considero generoso e afetivo.

DEUS
Sim, eu acredito em Deus. Mas não esse que a Bíblia de várias religiões retrata. Acredito na bondade, generosidade, boa vontade. Meus Deus é traduzido pela palavra respeito, em todos os níveis. Ele está em quem sabe respeitar o próximo, e eu tento estar com ele o máximo possível. Sou uma pessoa religiosa, sim, ao meu modo.

LAZER
Gosto de muitas coisas. Por exemplo, tudo o que se relaciona a arte, e esporte, me seduz. Adoro viajar. E nada me dá maior prazer do que passar um final de semana na fazenda, cercado de pessoas queridas e com boa comida. Quer algo melhor do que tomar banho de cachoeira, andar a cavalo, jogar tênis e conversar?

MANDINGA
A banda Mandinga tem 15 anos de estrada. Atualmente é formada por André de Souza, voz e violão; César Bottinha, guitarra; Emílio Martins, bateria e percussão; e Ricardo Finazzi, contrabaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário