Crônica da Bagunça Institucionalizada

Estes são dias de desordem, de caos. No universo global, ou quase, ninguém se entende, ou não quer entender. Sabem o que mais importa aos que, teoricamente, poderiam dar uma ajeitada nas sociedades? Dinheiro, poder, ostentação.

Os poderosos, hoje e desde o inicio dos tempos, sempre se consideraram superiores e, do alto de seus tronos, aliás, raramente conquistados com honestidade, moralidade, orgulham-se dos poderes adquiridos e querem mostrar sua força, não suas aptidões para o desenvolvimento das nações, e a felicidade dos habitantes. Amam governar, decidir o que se pode ou não fazer, até quem vai ou não morrer/viver. São escolhidos para fazerem X e fazem Y. Os impostos nos consomem, para eles fazerem a festa. Sem explicações, vão violando uma lei após a outra. E nós dizemos tudo bem. Amém.

Verdade é que ninguém ousa enfrentar os que nos manipulam. Afinal, eles vencem sempre. São como crianças mimadas, que não aprenderam a dividir, nem a sentir empatia pelas outras crianças. Esses pseudo-s poderosos brincam com as engrenagens do sistema vigente e até trocam qualquer peça, se julgarem necessário para a vitória de suas crenças/ideologias.

Já os não poderosos sucumbem.  Sem saber o porquê de suas vidas miseráveis. Como então reagir? Ao que reagir? Pior: ainda acreditam que tudo vai bem. Mas vai bem como? Os anos passam. A vida segue. Igual. Assim era nos anos 50, 60, 70, 80, 90. E igualzinha permanece em 2000, 2010, 2020...

Hoje, centenas de seres em todo o mundo não conseguem se alimentar e alimentar os seus. Outras centenas de seres morrem diariamente em guerras que sequer compreendem. As leis não são obedecidas, as instituições enfraquecem e a sociedade se sente desprotegida, receosa. Porém, privilégios permanecem intocáveis para os grupos dominantes.

Um contexto em que fatos são negligenciados, ou seja, não importam mais. A verdade já não importa. Prevalecem as narrativas apaixonadas, geralmente com duas visões, duas ideologias contraditórias.  E ficamos nós, feito uns idiotas, brigando por todo canto, sem saber o que é verdade ou mentira, sem análises, na superfície dos acontecimentos.


Chiiii...hora de pagar o IPTU, o IPVA, as parcelas do imposto de renda, o condomínio, o convênio médico, a luz, a internet, a segurança....

 

Lia Estevão - Jornalista/Publicitária

Cria e produz fotolivros e albuns com

fotos impressas, personalizados, online

usando fotos de seu celular. 

Informações (16) 9.9165-4497

Nenhum comentário:

Postar um comentário