quarta-feira, 29 de junho de 2011

Informação é cultura, sim...

Lia Estevão


Só para constar
Através da Moda, a roupa tem sido utilizada como instrumento social para
exibir riqueza e posição, podendo revelar nossas prioridades, aspirações,
 traços de caráter. Ela também confere elegância e cor ao cotidiano.  



Porque a gente se veste como se veste...

A cada segundo, são tantas as informações recebidas, sobre tantos assuntos, com tantas opiniões divergentes que, de verdade, é preciso reconhecer que quase nada sabemos. Eu, honestamente, me sinto quase que perdida neste mundo moderno, cheio de possibilidades de conhecimento.

Resta-me, ao menos, tentar um maior aprofundamento no universo da moda (que amo), compreender sua importância cultural, social e econômica, e acompanhar todas as novidades do setor. Você me segue?
Osklen na SPFW - Verão 2012
Pode-se dizer que o conceito de moda surgiu no início do renascimento, em Borgonha, “quando as cidades se expandem e a vida das cortes se organiza”. Nessa época, as inovações do vestuário eram lançadas por grupos de prestígios. Foi apenas no século XIX, quando a democracia anulou os privilégios de sangue, que a moda se espalhou por todas as camadas sociais, e que surgiu a figura do costureiro, responsável por inovações cada vez mais constantes no modo de vestir.

É importante salientar que, com o advento da burguesia, a moda passou a ser característica do universo feminino, com os homens voltando seus interesses para o trabalho e a carreira. Talvez por isso é que os problemas de mobilidade da roupa feminina só começaram a ser resolvidos no início do século XX, quando finalmente a mulher passa a conquistar espaço na sociedade produtiva.

A cada dia que passa o mundo da moda se supera, e surpreende as pessoas, com propostas muitas vezes irreverentes, porém sempre atualizadas. Na maior parte das sociedades, a moda encarna as transformações políticas e reflete o cotidiano das pessoas. O século XX, por exemplo, com tantas mudanças num período tão curto, pode até ser considerado o espaço mais criativo da humanidade
em matéria de roupas.

Atualmente, como no passado, a moda corresponde ao desejo de distinção social e da afirmação do indivíduo dentro do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário