Lia Estevão
"Uma pessoa elegante é aquela que sabe se portar bem em sociedade, que conhece as regras de etiqueta, e que está atualizada nos fatos que acontecem no mundo das artes, economia, política, etc. E, claro, que acompanhaas tendências da moda a cada estação. Mas, isso não é tudo", ressalta Édina Maia, consultora de etiqueta e cerimonialista. E cita exemplos.
"Veja bem, antes de ir a uma festa você se preocupa com o que vai vestir, com o cabelo, o sapato. Quer tudo impecável. Na festa, entretanto, você sente-se tão a vontade que até quebra algumas importantes regras de etiqueta, como colocar os cotovelos na mesa enquanto conversa com uma amiga ao lado. Um erro que nem é considerado tão grave quando comparado, por exemplo, com a falta de respeito para com o empregado, ou com entrar em briguinhas de trânsito".
Odacyr, Lia e Édina em evento noturno |
Édina cita, também, o deixar de responder a um cumprimento, e não usar as palavrinhas mágicas por favor, com licença, e muito obrigado com mais frequencia, como gafes imperdoáveis. "A elegância", prossegue, "está em cada gesto, em cada palavra, em cada atitude, e não apenas em esgrimir corretamente os talheres ou usar roupas modernas. As regras de etiqueta (e a moda) podem ser variáveis, dependendo do lugar onde você está, mas a boa educação e o respeito humano não variam nunca", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário