quarta-feira, 25 de abril de 2012

Roupas justérrimas? Nunca mais mesmo!



Aqui, o exagero dos justos. Melhor não chegar ne perto.
A elegância passa longe...

Hoje, deixei a preguiça de lado e resolvi caminhar um pouco, em direção ao centro da cidade. Posso afirmar que do apartamento até a loja onde compro fraldas geriátricas leva uns 25 minutos, se o calor exagerado destes dias de outono não reduzir o ritmo da caminhada. Sei que é pouco porém...cadê fôlego para mais? Bem...onze da manhã e lá fui eu ladeira abaixo, só pensando em como seria na volta, ladeira acima. De tênis, legging, e uma dessas camisetas largonas. 

Para deixar o exercício “mais leve”, e não pensar em besteiras, ponderei que seria bem interessante observar com mais atenção o visual das muitas pessoas que passavam por mim. E, de novo, a triste comprovação: o hábito brasileiro de usar roupas justas demais, curtas demais, decotadas demais, continua enraizado na cultura do país. O que deixa nossas mulheres, pouco elegantes, nada charmosas, e sem estilo definido, a não ser o de "periguete". A cada cinco mulheres, independente da idade e do físico, três usam roupas apertadas, quase sempre num manequim menor do que deveria. Por onde anda a elegância, a sofisticação?  

Quem não ama uma calça justa? Eu adoro. Só precisa escolher
 o modelo correto, aquele que não "deforma o corpo 

Em um de seus livros, Costanza Pascolato comenta sobre o assunto: “você dificilmente veria uma americana, uma européia, uma asiática acima do peso vestindo com tanta naturalidade um jeans apertadérrimo, uma roupa com muito elastano, qualquer coisa grudadíssima no corpo como se vê por aqui. Pessoalmente, não gosto de observar tudo tão apertado”. Pois é...eu também não, apesar de já ter abusado desse espírito exibicionista. Na época, era jovem, e me sentia poderosa mostrando a silhueta bem delineada. Triste engano!
 
Quando a roupa apertar, doe e faça outra pessoa feliz
Hoje penso no porquê dessa necessidade da brasileira em mostrar todas as curvas do corpo em roupas prá lá de apertadas, mesmo sabendo como ficam deselegantes aquelas gordurinhas que surgem aqui e ali. Honestamente...deve ser cultural essa ausência total de inibição com o corpo que existe em nosso país. 

Isso sem considerar o quanto, por exemplo, o uso contínuo de um jeans justérrimo, ou mesmo um cinto mais apertado, pode prejudicar a saúde. Vejam vocês, o aperto exagerado dificulta a circulação do sangue, prejudica a digestão e pode até ajudar no aparecimento das varizes, entre outras consequências igualmente danosas. 

Já em casa, fui dar uma olhada no armário. É meus amores, estou precisando mesmo dar uma geral nas minhas roupas atuais. Afinal, dizem, tal prática faz bem demais para o corpo e para a alma. Agora, quero mais qualidade e menos peças. Roupas mais folgadas. E assim será.

Superbeijo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário