Amigos, senti necessidade de complementar parte do texto que compartilhei ontem aqui, enfatizando a importância de direcionarmos nossos esforços para a elaboração da lista de metas para 2024 no mês de janeiro, e não em dezembro.
Uma das promessas que fiz (e escrevi), e que considero de maior importância para o meu crescimento pessoal, foi a meta de duplicar ou triplicar os livros lidos ano passado. A leitura, até poucos anos atrás, não era prioridade em meu dia-a-dia. Hoje ela é essencial. Observando que muitos brasileiros ainda reluta em dedicar momentos diários para a leitura, quero fazer algumas breves considerações.
Além de ótimo passatempo, a leitura envolve o cérebro de diversas maneiras, estimulando áreas responsáveis pela memória, cognição e imaginação. Manter a mente ativa, acreditem, previne o declíneo cognitivo relacionado à idade.
Para facilitar a leitura deste adendo, e a compreensão de todos, vou apenas listar os benefícios que essa atividade nos proporciona.
1. Estimulação mental
2. Amplia o conhecimento sobre o mundo
3. Estimula a imaginação
4. Melhora a concentração
5. Aumenta o vocabulário
6. Reduz o estresse, ajuda a fugir da realidade bruta
7. Facilita a empatia em relação aos outros
8. Descomplica a compreensão de notícias e textos
9. Possibilita expressões mais precisas de suas emoções
10. Eleva a autoestima e a confiança em si mesma
É de Voltaire o pensamento: "A leitura engrandece a alma"
É de Bill Gates: "Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história".
É de Ariano Suassuma: "Quem gosta de ler não morre só"
Nenhum comentário:
Postar um comentário