quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

O ano só começa depois do carnaval

      
Ano novo? Depois do carnaval
 Sempre acreditei no dito popular ( frases que traduzem aspectos   cotidianos da vida em sociedade) que afirma "no Brasil, o ano só   começa depois do carnaval". Sendo assim, é  a maior bobagem   você perder tempo elaborando uma lista de metas e de prioridades   para 2024 em pleno dezembro.

 Muito mais produtivo, e menos desgastante, é deixar-se envolver   apenas pelos afazeres inerentes a esta época, que já são muitos e   pedem nossa total atenção. Só após todas as compras, comilanças,   festividades, e já curtindo a pasmaceira de janeiro, é que devermos   refletir (calmamente) sobre o que queremos realizar no ano que inicia    após o carnaval. Concordam comigo?

A calmaria de janeiro e a criação da lista
Feito isso vamos, agora, criar a tal lista de desejos para que, ao final da jornada de quase 11 meses, possamos nos orgulhar dos resultados obtidos. Para evitar que as idéias nunca saiam do papel, nada de querer o impossível, apenas que cada dia seja uma página em branco esperando para ser preenchida com histórias de alegria, superação e realização. 

A minha pode ser também a sua lista.


Que tal, por exemplo, em 2024 comprar menos e melhor? As escolhas, em todos os níveis, vão depender do autoconhecimento (comprar para a vida que se leva e não para a vida que se sonha) e do olhar treinado para evitar compras por impulso nas promoções. Sugestão: coloque na porta de seu armário, e na parede da cozinha, um post-it (bloco de notas super adesivas) para anotar toda vez que sentir falta de alguma peça de roupa para compor o visual, ou de algum alimento que complemente sua refeição. 

Outra boa dica é aumentar o tempo para se cuidar. É preciso, sim, se desconectar da correria do dia a

Cuidar de si mesmo, ler muito mais
dia para se concentrar em si mesma. Não é egoísmo: somos pessoas melhores nas relações com os outros quando cuidamos de nosso bem estar. Sugestão: reserve um dia por semana (ou uma tarde) para relaxar, reduzir o stress, melhorar o foco, gerenciar o emocional. Aprenda a se dedicar ao seu próprio bem estar.

E mais, vamos definitivamente abandonar o sedentarismo, sem precisar correr ou andar 20 km no primeiro dia, nem ficar horas malhando na academia. Vá com calma e sempre. Encontre seus limites e não os ultrapasse, que os resultados virão no corpo e na alma. Amiga, uma caminhadinha de meia hora por dia faz milagres. Tente!

Uma outra resolução que tomo, tão importante como as demais, é a de multiplicar os livros lidos. Ou triplicar. Saibam todos que a literatura sempre nos surpreende. Ela tem o poder arrebatador de nos colocar em contato com nosso mundo interno e, também, nos atualizar com o externo. Ela nos tira da solidão e nos faz viajar pelo mundo afora, conhecer os iluminados que habitaram este mundo e seus legados, e muito, muito mais. 

Por fim, desejo bancar a viagem dos sonhos. De início, quero pesquisar detalhadamente na Internet quanto custa tal aventura ao país escolhido. Passagens aéreas, translados, hospedagem, gasto diário com alimentação, transportes, custos passeios locais, museus, e um extra para compras e imprevistos. Com os valores em mãos, vou cortar o que for possível, e economizar. E a viagem estará garantida. Fácil? Não. Mas possivel. 


Itália: meu sonho de viagem

Lia Estevão

Criação de fotolivros e

Albuns de fotos impressas

Venda por whatsapp de camisetas

com estampas digitais diferenciadas

Whats: 9.9165-4497


Nenhum comentário:

Postar um comentário