terça-feira, 26 de julho de 2011

Qual é, amigos... Moda é assunto de homem, sim senhor!!!


Brad Pitt, Daniel Craig, Barack Obama

Qual é, amigos... Moda é assunto de homem, sim senhor. Principalmente daquele que já passou dos 40 anos e precisa mostrar que ainda está em plena forma. É uma idade que pede reciclagens, e até um primeiro questionamento, mais definitivo. Como vai a profissão? A vida satisfaz? E as paixões? Suas roupas atuais refletem quem você é, como vive, e o que pensa?

Até concordo que não é nada fácil ser tão chique como ela. Mas a culpa não é sua. Lembra quando você era pequenino? Quais eram seus presentes? Carrinho, aviãozinho,
bola de futebol, camisetas do time de futebol do pai, e vai por aí. Então, você cresce e mamãe passa a escolher e a comprar todas as suas roupas. O resultado é que agora você não sabe nem o que vestir para ser realmente um homem elegante.

Acontece que, principalmente a partir dos 40, o seu visual conta pontos (e como!) no trabalho, no convívio social e nas relações com as mulheres. Epa! Não se desespere! 
A hora de se informar é agora. Umas dicas, ok? Bem simples, fáceis, mas que garantem um look moderno e charmoso. Um look que todas nós gostamos muito, muitíssimo.

Primeiro: qualidade em tudo, não só nas roupas. Músicas, alimentação, companhias, viagens mais sofisticadas, projetos... aprimore, dê um toque de requinte nas escolhas.

Por incrível que pareça, apenas com essa atitude, a vida muda, recomeça. Depois, com bom senso e coragem, jogue fora a velharia que acumula no guarda-roupa há décadas. Veja o que está faltando e... Compras!

Minha DICA de hoje

É importante você manter dois blazers e um paletó sempre impecáveis no armário. De qualidade e com perfeito acabamento, por favor.

Um de verão, leve, sem forro, 100% algodão, com dois ou três botões. Perfeito para combinar com todas as calças. Outro de inverno, em lã, e na cor marrom, se você gostar, claro! Essa cor combina com todos os tecidos invernais.

Já o paletó avulso ajuda você em momentos de indecisão. Paletó de terno azul-marinho, por exemplo, de tecido mais pesado, clássico, é uma excelente opção para sofisticar o visual.

E que tal você deixar as mulheres fora de suas escolhas? Seja independente!       

sábado, 23 de julho de 2011

Eu, este blog, e vocês. Vamos interagir? "Morre Amy Winehouse!"

Amy Winehouse

Já tinha este texto prontinho para postar quando ouvi a notícia, por volta de 13:30, que a Amy Winehouse faleceu.  Aos 27 anos. De imediato, não acreditei, apesar do histórico de drogas e alcool da cantora. Só que é verdade. O que posso dizer? Uma grande cantora, uma excelente autora, dois discos impecáveis. Acho mesmo que faltou um pouco mais de afeto em sua vida. Principalmente das pessoas que conviviam com ela, e sabiam de seus problemas. Muito triste…
Lia Estevão

Estava eu aqui pensando no que dizer hoje a vocês, que não fosse uma bobagem qualquer ou, então, algo totalmente inútil. No mínimo (acredito), um blog tem que atrair o interesse de certo número de pessoas para existir. Tarefa difícil, essa. São tantas as opções que, honestamente, a gente até acaba desistindo de espiar o que nossos amigos produzem. Ou deixando para um depois que raramente chega. Mas, o que de fato nos prende a atenção? Nos deixa ansiosos para ler?

Simplificando ao extremo, posso dizer que buscamos amor, saúde, e sucesso nesta vida. Só que não basta escrever sobre tais assuntos para tirar um blog, ou site, do anonimato.

Na verdade, até aceito que uma dica aqui, outra acolá, é bem vinda. Mas garanto que elas são insuficientes para que um blog ganhe a confiança do leitor, sua fidelidade. Hoje as pessoas, carentes de companhia e afeto, querem entrega. Ou seja, é preciso oferecer muito mais que só informações. É preciso que se coloque o coração e a alma, em textos leves, fluidos, objetivos, e até bem humorados, para fazer a diferença, ser aceito, participar da rotina do leitor. É preciso se expor, e comover com a sua verdade.

Num blog, principalmente, precisamos estar presente em cada palavra que deixamos aqui. Colocar-se  por inteiro na frase. Dividir com o leitor o que mais toca cada autor. Aí sim, quem sabe, um dia a gente possa dizer que não passamos em branco com tantas páginas escritas.

Amigos, vamos interagir com este blog?
Eu na foto, num fim de semana tranquilo, brincando com as sobrinhas.


Aqui, um pouco de tudo


Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior. Podemos nos acostumar com a feiúra mas nunca com a negligência. Para “ser insubstituível, você precisa ser diferente”. (Coco Chanel, estilista francesa)”

Neymar participou de gravação da nova campanha publicitária da Baruel, líder em produtos de cuidado para os pés há 20 anos. “Hoje, ele é o principal jogador do país, conhecido mundialmente, e apostamos na sua força como referência aliada à paixão do brasileiro pelo futebol”, explica diretor de vendas Daniel Tiraboschi. O acordo é válido até as Olimpíadas 2012.

Sex appeal é 50% o que você tem e 50% o que as pessoas pensam que você tem.(Sophia Loren, atriz italiana)

Com a presença de Danielle Winits, Mário Frias, Felipe Mafra, Mirella Santos, Wellington Muniz (Ceará) e Carioca do “Pânico na TV!”, o leilão promovido pela Sawary Jeans, no Kiss & Fly na Villa Daslu, em São Paulo, foi um sucesso. A última peça leiloada – um mini vestido customizado por Gustavo Rosa – apresentado por Sabrina Sato, alcançou o valor máximo da noite, de R$ 35.000,00. As doações foram para o Hospital do Câncer de Barretos.

"Com a primeira folha de parreira surgiu o primeiro problema da moda feminina: onde colocá-la?” (Leon Eliachar, jornalista de humor)

A cantora Ivete Sangalo poderá, em breve, ser vista em formato de jogo. A Vostu, maior desenvolvedora de jogos sociais do Brasil, convidou a cantora para realizar uma ação inédita dentro do MegaCity, novo e maior jogo social da marca. Para promover a ação com a cantora, foi realizada uma campanha que conta com comercial na TV, onde ela convida o usuário a cumprir as Missões de Ivete dentro do MegaCity. O prêmio vai além do jogo: os vencedores poderão conhecê-la pessoalmente.

"Envelhecer ainda é a única maneira que se descobriu de viver muito tempo”. (Charles Sainte Beuve, crítico literário francês)

Inovações, lançamentos e até o modismo bem brasileiro de usar modelitos superagarrados, que destacam o bumbum como se fosse a parte mais importante da anatomia feminina, podem ser considerados verdadeiros atentados ao bom gosto quando não combinam com o biotipo e a personalidade de quem os usa. (Deise Sabbag, jornalista e autora do blog www.modosemodas.com.br).

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quando o assunto são os quadris...credo!!!

Lia Estevão

Como é difícil, amigos, manter uma relação de amor estável entre o corpo e a roupa. De repente, do nada, surge aquela sensação pavorosa de que “nada fica bem”. Por exemplo, num dia acordamos inchadas, tipo gordinha nada gostosa. Em outro, parece que foi o busto que aumentou...Socorro! E já pensamos numa cirurgia de redução. Mas, logo no dia seguinte, ao olharmos no espelho, um susto: cadê aqueles seios enormes, maravilhosos? Parece que num piscar de olhos, viramos uma verdadeira tábua!

E não termina por aí. Quando o assunto são os quadris...credo! Eles nunca estão firmes o suficiente, muito menos com as medidas daquela atriz (ou ex-BBB) que todos os homens desejam. Um horror!


Isso sem falar na celulite, nas gordurinhas localizadas, nos terríveis culotes laterais, na barriguinha saliente, nas rugas mais do que indesejáveis, nos cabelos rebeldes. Caramba!!! Não dá prá ser feliz...

Verdade que a maioria das mulheres ainda tem dificuldades para adequar a roupa que ama ao corpo que tem. Muitas vezes, então, passam a odiar um ou outro. Aí, para não errar, ou elas decidem ser completamente basiquinhas, sem graça... Ou liberam geral e viram as “peruas” da vez. O que, em ambos os casos, só gera insatisfação e tristeza. Cadê o look estiloso, moderno?

Sabe o que é melhor? Respirar fundo e, com informações da mídia especializada, aprender a interpretar tendências da moda para adequá-las ao biotipo. Felizmente, a elegância contemporânea é bem democrática. Dê um basta ao “nada fica bem” e aprenda a tirar proveito de suas formas. Divirta-se experimentando!


Segredinhos infalíveis

Tipo Mignon: evite recortes e estampas para não enfatizar sua altura e troque    
as roupas  estruturadas por peças fluidas, principalmente se está acima do peso.

Tipo Mulherão: abuse do contraste de cores e, também, de partes de baixo neutras combinando com tops vibrantes para manter a proporção do corpo.

Tipo Pêra: a idéia é equilibrar a parte de cima, mais fina, com a de baixo, mais larga usando, por exemplo, casaquinhos acinturados com calças mais escuras.

Tipo Compacta: invista em casaquetos, camisas e tops sequinhos, levemente acinturados, para criar algumas curvas na região do abdômen.

sábado, 16 de julho de 2011

A beleza ajuda ou atrapalha? No trabalho, claro!

Lia Estevão



Algumas das minhas sobrinhas em festa no São Carlos Clube.
Acreditem: são maravilhosas!
 
Dizem que os belos sempre ganham melhor
e que são promovidos mais rapidamente.
Você concorda? Sim ou não?

De acordo com estudo realizado em 2010 por dois economistas israelenses, enquanto a beleza ajuda os homens na hora da seleção para um emprego, ela simplesmente prejudica as mulheres. Por meio de números eles mostraram que, na hora da escolha, as mulheres muito bonitas têm a chance de contratação reduzida em até 30%. Eu disse 30%!

E isso por quê?

Inveja feminina”, argumentam muitos.

Beleza demais dispersa a equipe”, justificam outros.

Os resultados desse estudo (apresentado na conferência anual da Royal Economic Society, realizada na Universidade de Londres) estão equivocados”, complementam alguns gerentes da área de recursos humanos.

Trabalhos sobre o tema, realizados aqui no Brasil, também demonstram que a aparência ajuda na carreira, mas desde que a mulher não seja tipo modelo, tipo bonita demais. Aí sim, a beleza pode ser mesmo prejudicial. Ela geralmente “atrapalha a rotina”, relatam algumas pesquisas.

Falo sobre este assunto porque tenho mais de 10 sobrinhas (biológicas e por afinidades) recém formadas (aqui de São Carlos). Umas já trabalhando, outras não. Mas todas lindas, atraentes, bem produzidas, e eu queria muito dizer a elas que fiquem tranqüilas pois, no mercado de trabalho, o que importa é a postura profissional, o conhecimento, a ética, e a competência de cada uma. E que ser ou não bonita é apenas um detalhe. 

Mas tenho minhas dúvidas. Sei da importância de um visual adequado. Me pergunto então: será mesmo que se a candidata também for atraente, bem produzida, suas chances de ser chamada para uma primeira entrevista diminuem? 

Daí surge a dúvida: deve-se colocar foto nos currículos? Segundo os estudiosos do assunto, para as mulheres muito atraentes é melhor omitir (se possível, claro), já que com a inclusão de foto as chances de ser chamadas para uma entrevista caem de 20% a 30%. Já para os homens, ocorre o inverso. Uma bela foto aumenta as chances do bonitão em mais de 20%. 

Será que tudo isso acontece porque as mulheres são majoritariamente responsáveis por decidir que candidatos serão convidados para a entrevista?
Inveja feminina?
Ou tudo não passa de blá-blá-blá?

…são tão misteriosos os caminhos desta vida…

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Gordinhas maravilhosas

Lia Estevão

Mulheres com uns (ou mais alguns) quilinhos a mais podem comemorar! Na moda, as modelos tamanho G ganham espaço cada vez maior (tanto nas passarelas como no oba-oba do universo fashion). E no dia-a-dia , pesquisas comprovam que é das “fofinhas” que todos nós gostamos mais.

Verdade é que de uns tempos para cá, gordinhas famosas resolveram dar um basta na discrição e se vestir de forma mais glamorosa, irreverente, sexy. Resultado: elas estão dando o que falar na mídia, com inteligência, atitude, bom humor e glamour.  Portanto, Gisele e demais “magérrimas” que se cuidem... Chegou a vez do mulherão!

Por um lado, esse mulherão pode ousar, abusar das roupas justas, assumir as curvas com orgulho. Por outro, pode adotar um estilo mais recatado, básico, desde que charmoso. Afinal, com uma alteração aqui, outra ali, qualquer modelagem funciona também nas mais cheinhas e bem torneadas!

Sugestão: que todas as mulheres com manequim acima de 44 já comecem a atualizar o guarda-roupa de verão com peças modernas, diferenciadas, e até fashion.

Crystal Renn é, hoje, um dos principais nomes do plus-size. Ela começou a carreira de modelo aos 14 anos e teve sérios problemas com anorexia antes de assumir seu peso e se tornar uma diva do plus-size. Crystal lançou recentemente um livro chamado Hungry: A Young Model's Story of Appetite, Ambition and the Ultimate Embrace of Curves. Já fotografou grandes editoriais para a V Magazine, Harper’s Bazaar e Vogue



Dicas para um visual de bom gosto e em dia com a moda

Cores escuras deixam os looks mais elegantes mas... as claras NÃO são proibidas
Saias e calças de corte reto alongam a silhueta
Peças acinturadas também NÃO estão proibidas
A cintura deve ser no local correto
Tops e vestidos com marcação abaixo do busto camuflam o volume da barriga
Os melhores decotes são em V e em U, eles disfarçam seios grandes
Salto alto é “quase” indispensável
Use e abuse do truque da sobreposição, tipo camisa branca e colete escuro longo
E não abuse de detalhes como babados, bolsos, e franzidos
Em qualquer produção, os acessórios fazem toda a diferença
Finalmente, sempre gaste um tempo experimentando, e olhando atentamente no espelho.
Se você gostar, todos vão gostar.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Andrea fez aniversário. Parabéns!

Amigos, foram 523 acessos em pouco mais de um mês. Pode até parecer pouco mas... Garanto que não! Mesmo. Sem divulgação (apenas notas no meu Facebook e no Orkut), sem aparecer nas muitas baladas da cidade, sem nada que me coloque socialmente em evidência, cá estou com meu blog falando de gente e de moda, entrevistando pessoas conhecidas, divulgando o universo fashion e... Pensando em fazer mais, muito mais por aqui.

Sempre que chego aqui, penso muito em qual assunto você gostaria de ter meu ponto de vista, ou sobre quais dicas de moda seriam úteis ao dia-a-dia de todas nós mulheres de todas as idades. Por outro lado, lembro das revistas CARAS e CONTIGO (afinal, já mostrei muito da vida de personalidades, nos veículos de São Paulo) e sei que todo mundo gosta, todo mundo mesmo, de “espiar” um pouquinho a vida do outro. Sem nenhuma maldade.  A gente até aprende alguma coisa, sabiam.

Eu, por exemplo, já aproveitei alguns produtos de beleza das artistas que considero belíssimas, já comprei objetos de decoração semelhantes aos vistos nas casas que CARAS mostra, e mais, muito mais. E “amo” saber o que as pessoas pensam a respeito de quase tudo. Daí, minha paixão por biografias e entrevistas.

Então hoje, neste fim de tarde preguiçoso, vou mostrar a vocês fotos de algumas pessoas das qual gosto bastante. Fotos de ontem, aniversário da Andréa, amiga e sócia na loja IDÉIASADORNARE. Não as vejo muito, confesso. Mas, elas estão sempre por perto nos pensamentos e nas palavras. 

Andréa: aniversariante. Na quarta, convidou as amigas mais
próximas (de São Carlos) para uma reunião na casa de sua
mãe. Aliás, toda a família estava presente, direto de Valinhos.
Da esquerda para a direita: a irmã Érica, a outra irmã Cíntia, a
filha Moira e ela, toda feliz com a presença da família. E,
como essa mulher cozinha! A salada estava perfeita. Tanto
que estou pensando em passar a receita para vocês. E o
vinho, então, que maravilha! Escolhido com o coração! 
                                       
Tânia e Adriana, suas grandes amigas aqui de São Carlos,
companheiras de baladas e de happy-hours. Elas vivem
o dia-a-dia com muita alegria e bom-humor. Como deve ser.  

Aqui, estou ao lado da Ana e da Néia. Fazia algum tempo que
a gente não conversava. Então, foi mais do que o momento
para botar o papo em dia. E novidades não faltaram!

A Biju é, sim, outra amiga muito querida. Sempre atenta com
todas, um amor de pessoa. Claro que não podia faltar e nem
deixar de "saborear" a magnífica sopa da Andrea, que e uma
cozinheira de mão cheia, gente.  
Estava frio, mas não o suficiente para a reunião terminar cedo.
E pensam que não teve bolo? Teve sim. Maravilhoso.
Bem...uns quilinhos a mais não faz mal a ninguém...

terça-feira, 5 de julho de 2011

É hora de ir às compras

Lia Estevão

Apesar das adversidades, e de acordar alguns dias com vontade de jogar tudo para o alto, a vida da gente é uma administração de perdas e ganhos, sucessos e fracassos. E saber administrar é, basicamente, nunca perder a esperança  de novos recomeços.


Uma peça como esta, por exemplo, faz toda a diferença
 no visual. Vai do trabalho ao happy hour. 

A guerra das porcentagens começa a esquentar o varejo de moda na cidade. Nas vitrines, aqui e ali, faixas e adesivos anunciam descontos de até 70% o que, convenhamos, não deixa de ser um excelente negócio para mulheres que desejam renovar o guarda-roupa, sem abrir mão da qualidade e com menor custo. Honestamente, espero que este período aqueça o varejo de moda da cidade. Vamos prestigiar nossas lojas?  

Mas, na hora das compras, muito cuidado! Roupas jamais devem ser adquiridas só porque estão muito baratas. Primeiro, veja se as “ofertas” combinam com você e seu guarda-roupa. Depois, verifique qualidade e acabamento. Finalmente, experimente sempre. Uma ou mais vezes. Lembre-se: o visual é nosso melhor cartão de visitas. Ele mostra ao mundo quem realmente somos.  

 

Algumas dicas para facilitar as compras

- Mesmo que a roupa agrade de imediato, nada de comprar por impulso.
Deixe a necessidade determinar o gasto.
 
- Em geral, diga não a modelos muito marcantes. 
Modelagens fashion não aceitam produções diversificadas.
 
- Evite comprar peças “datadas”, como as
que têm estampas com a cara deste inverno.
 
- Calças jeans são sempre boa pedida, já que pouco
 variam de uma coleção para outra.
 
- Camisas brancas de tricoline também  são excelentes opções de compra.
Elas são fundamentais ao guarda-roupa. 
 
- Outra boa escolha são os casaquetos. Afinal, mesmo no verão, 
um leve friozinho é bem comum, não é?
 
- Acessórios, em geral, ganham bons preços nesta época.
Aposte em maxi-colares e cintos para renovar seu estoque.  
 
- Importante: as peças precisam caber perfeitamente,
sem necessitar de ajustes,  para compensar o desconto.
 
- E, finalmente, resista às promoções tipo  ”compre uma e leve duas”.
Você pode acabar com todas na gaveta.