sábado, 16 de julho de 2011

A beleza ajuda ou atrapalha? No trabalho, claro!

Lia Estevão



Algumas das minhas sobrinhas em festa no São Carlos Clube.
Acreditem: são maravilhosas!
 
Dizem que os belos sempre ganham melhor
e que são promovidos mais rapidamente.
Você concorda? Sim ou não?

De acordo com estudo realizado em 2010 por dois economistas israelenses, enquanto a beleza ajuda os homens na hora da seleção para um emprego, ela simplesmente prejudica as mulheres. Por meio de números eles mostraram que, na hora da escolha, as mulheres muito bonitas têm a chance de contratação reduzida em até 30%. Eu disse 30%!

E isso por quê?

Inveja feminina”, argumentam muitos.

Beleza demais dispersa a equipe”, justificam outros.

Os resultados desse estudo (apresentado na conferência anual da Royal Economic Society, realizada na Universidade de Londres) estão equivocados”, complementam alguns gerentes da área de recursos humanos.

Trabalhos sobre o tema, realizados aqui no Brasil, também demonstram que a aparência ajuda na carreira, mas desde que a mulher não seja tipo modelo, tipo bonita demais. Aí sim, a beleza pode ser mesmo prejudicial. Ela geralmente “atrapalha a rotina”, relatam algumas pesquisas.

Falo sobre este assunto porque tenho mais de 10 sobrinhas (biológicas e por afinidades) recém formadas (aqui de São Carlos). Umas já trabalhando, outras não. Mas todas lindas, atraentes, bem produzidas, e eu queria muito dizer a elas que fiquem tranqüilas pois, no mercado de trabalho, o que importa é a postura profissional, o conhecimento, a ética, e a competência de cada uma. E que ser ou não bonita é apenas um detalhe. 

Mas tenho minhas dúvidas. Sei da importância de um visual adequado. Me pergunto então: será mesmo que se a candidata também for atraente, bem produzida, suas chances de ser chamada para uma primeira entrevista diminuem? 

Daí surge a dúvida: deve-se colocar foto nos currículos? Segundo os estudiosos do assunto, para as mulheres muito atraentes é melhor omitir (se possível, claro), já que com a inclusão de foto as chances de ser chamadas para uma entrevista caem de 20% a 30%. Já para os homens, ocorre o inverso. Uma bela foto aumenta as chances do bonitão em mais de 20%. 

Será que tudo isso acontece porque as mulheres são majoritariamente responsáveis por decidir que candidatos serão convidados para a entrevista?
Inveja feminina?
Ou tudo não passa de blá-blá-blá?

…são tão misteriosos os caminhos desta vida…

Um comentário: