quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O quê? Tem um mundo das mulheres??? Me falem onde...que eu vou correndo!

Concordo que a foto é bem machista mas...
não deixa de ser um pouco da realidade

A verdade é que, hoje, estou num dia pouco inspirado para falar de moda.

Em compensação, muito inspirada para falar do universo feminino que, infelizmente, quando avança uns dez passos em pról de sua emancipação, recua mais de cem ... em suas batalhas pela igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. Exagero? Quem me dera... E ainda tem gente que garante ser o mundo das mulheres. "Que mundo?", eu pergunto. "Este em que vivemos?"

Acho mesmo que tudo isso só ocorre porque ELES são, primeiro, mais fortes e, depois e em consequência, senhores do dinheiro e responsáveis pelas leis que nos regem desde sempre. A História está aí, para comprovar nossa fragilidade. E a realidade também. Ela continua nos mostrando o quanto ainda são desiguais os caminhos das mulheres, tanto os de ontem como os deste início de século.

Vejam vocês, o que eu escrevia sobre este assunto em São Paulo, há mais de 20 anos, pode muito bem ser publicado neste momento. Com a mesma verdade. Assim como as letras politizadas de canções dos anos 70 continuam valendo para nossa política, nossos políticos, também neste momento. Também com a mesma verdade. Ao menos agora eu posso...posso o quê, mesmo?

Bem...posso dizer que, apesar dos pesares, eu ainda acredito na capacidade da mulher para se transformar em candidata natural à liderança deste século, definitivo para os seres humanos em termos de sobrevivência.



O que é ser mulher?


"Nós, mulheres, não somos tão fáceis de conhecer"
  Santa Teresa DÁvila, primeira doutora dda Igreja Católica

"Pode-se graduar a civilização de um povo pela atenção, decência e consideração  com que as mulheres são educadas, tratadas e protegidas"
  Marquês de Maricá, intelectual brasileiro do século 19, em Máximas

"Somente o trabalho garante à mulher uma liberdade completa"
   Simone de Beauvoir (1908-1986), intelectual francesa, em O Segundo Sexo

"É bonita e, portanto, há de ser cortejada. É mulher e, portanto, há de ser conquistada"
   Shakespeare, dramaturgo inglês, séculos 16 e 17, em Henrique VI 

"Mas, o que querem as mulheres?"
  Sigmund Freud, o fundador da psicanálise que para tudo tinha explicação e
  que fracassou ao tentar entender a condição feminina

Um comentário: