Foi como aquele parente que chega, abraça, come tudo, e sai voando antes de dar tempo de contar as fofocas do ano. Acreditem, a gente ainda nem terminou de tirar as etiquetas dos presentes (o papel de presente da tia-vovó já está guardado para 2025) e já tem aquele povo guardando as árvores, desmontando bolinhas e luzinhas e caçando espaço no armário para as lembrancinhas (muitas sem utilidade) que não sabemos onde enfiar.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
domingo, 8 de dezembro de 2024
André Rieu live in Bahrain 2024 (Full Concert)
Amigos, eu simplesmente sou apaixonada por André Rieu. Poderia passar horas, dias, meses, ouvido as músicas que tocam seus incríveis músicos. Ele, sempre bem humorado, feliz, carismático, transmite alegria, felicidade, momentos de encantamento, onde quer que se apresente. Vejam e ouçam aqui um de seus shows. Sintam toda a paixão que ele e seus músicos fazem fluir de seus instrumentos, de suas vozes incomparáveis, de seus olhares. Quisera poder estar presente em seus memoráveis eventos. Quem sabe, um dia?
Beijos meus queridos.
quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
Vamos refletir sobre os caminhos percorridos?
O tempo, implacável em sua caminhada, nos brinda com mais um final de ano. Faltam apenas alguns dias para encerrarmos 2024, um período marcado por uma infinidade de nuances. Ao olharmos para trás, somos inundados por uma enxurrada de memórias: alegrias que nos fizeram sorrir, tristezas que nos fizeram refletir e chorar.
Cada dia que passou foi como uma nova página em branco, esperando ser preenchida com nossas experiências e escolhas. Vivemos momentos de intensa felicidade, celebrando conquistas e compartilhando momentos especiais com as pessoas que amamos. Enfrentamos também tempestades, superando obstáculos que pareciam intransponíveis e aprendendo a lidar com a adversidade.
Neste final de ano, é fundamental dedicarmos um tempo para a reflexão. Quais foram os aprendizados que levamos de 2024? Quais sonhos realizamos e quais ainda persistem em nossos corações? Ao responder a essas perguntas, podemos construir um futuro mais consciente e alinhado com nossos valores.
A gratidão é uma virtude que nos conecta com o presente e nos permite apreciar tudo o que temos. Ao expressarmos nossa gratidão pelas pequenas e grandes coisas da vida, cultivamos uma sensação de plenitude e bem-estar. Que possamos celebrar as conquistas deste ano e, acima de tudo, agradecer por todas as oportunidades que tivemos.
Amigos, vamos aproveitar estes últimos dias para organizar as ideias para o próximo ano, relaxar e recarregar as energias.
Lembrem-se de que a vida é feita de ciclos, e que cada novo começo é uma oportunidade de recomeçar.
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
"Coração Delator" conto de Poe realizado por "FrameOn Produções"
![]() |
Equipe da FilmeFrame Produções |
No dia 8 de outubro, tivemos uma experiência e tanto gravando nosso curta-metragem inspirado no conto "Coração Delator", do mestre Edgar Allan Poe. A casa do José Carlos, lá no Dahma 2, virou cenário de mistério e tensão, mas também de muita risada! A equipe estava completa: eu, José Carlos, Diogo, Diana, Wal, Maik, Bruno e Pedro – todos prontos para transformar o terror psicológico em pura diversão.
Começamos por volta das 18h, e já no primeiro take o calor estava de matar (Poe que nos perdoe, mas o clima de "sufoco" foi por outro motivo). Entre suor e brincadeiras, Pedro e Maik roubaram a cena nos bastidores com suas armas de brinquedo, encarnando guardas de rua cheios de graça. Wal, por outro lado, virou um psicopata de dar medo – sua atuação foi tão convincente que até pensamos em manter distância por segurança!
Foram mais de seis horas de gravações e regravações – porque claro, somos perfeccionistas! Fizemos uma pausa estratégica para um lanche, afinal, ninguém funciona de estômago vazio. Mesa repleta de guloseimas. O set estava vibrante e a galera super à vontade, o que fez o clima de colaboração fluir que nem mágica. Sabe aquele ambiente que a gente não quer que acabe? Só faltou a presença física de nossa professora Iasha, mas que estava em nossas mentes, cutucando. Pois é, foi assim.
O grand finale ainda está por vir! Vamos gravar as últimas cenas na próxima terça, dia 15 de outubro, e a edição, claro, fica nas mãos do talentoso José Carlos. Mas é claro que eu (Lia), Diogo, Bruno e Diana vamos dar nossos pitacos (não resistimos!). A exibição do filme já tem data marcada: 25 de novembro no CEMAC, com entrada gratuita e uma discussão marota depois da sessão. Estamos todos super ansiosos pra ver o resultado final e compartilhar esse momento especial com todo mundo! Aguardem o link, para conhecer nosso trabalho.
Lia Estevão
ex- Adornare - Jornalista
Produtora de albuns fotográficos
Fotolivros com fotos impressas
por Whatsapp
Whatsapp (16) 9.9165-4497
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Uma viagem inacreditável pela Suiça e Cordilheira das Dolomitas
Meus amigos, adivinhem, dias atrás fui parar na Suíça! Com família e amigos. Pra quem comentou, talvez com um toquezinho de crítica, que voltei mais cansada do que fui, só digo uma coisa: a viagem não era pra relaxar o corpo, mas pra agitar a mente! Tava mais pra um upgrade de conhecimento e um festival de sensações novas.
Dormir? Ah, isso eu faço em casa, e com muito conforto! Aposto que também seria menos custoso ficar por aqui. Acreditem, vivo um momento de fazer loucuras como explorar lugares novos, tanto no Brasil quanto lá fora. Já cansei de sonhar acordada ou de olhos fechados!
Desta vez, fui pra curtir a minha sobrinha amada, Renata, e sua filhota maravilhosa, Luna. A garota, com apenas 5 anos, já manda ver em três idiomas! É um amor, esperta e linda, mas mora bem longe de mim. O jeito de matar a saudade é correr até a Suiça, sempre que puder. E usufruir o máximo de tudo!
Logo ao chegar em Zurique, carro alugado, fomos até Oberageri buscar Renata e Luna. Depois, foi só trocar de avião e primeiro aterrissar em Berlim, na Alemanha! Gente, que experiência incrível! Passei três dias por lá realizando sonhos antigos. A cidade é um encanto: clara, espaçosa, limpinha e repleta de espaços verdes. O número de turistas nas ruas, então, é impressionante, todo mundo de olho nos pontos históricos, nos monumentos, nos museus, nas estátuas e, claro, no famoso Muro de Berlim. Mal conseguia acreditar que estava lá, caminhando por ruas históricas! E com a família.
Como as pernas estavam preparadíssimas para milhões de aventuras por terra, mar ou ar, retornei pra Suíça e fiz uma "tour" por cidades como Genebra, Lausanne (fica no lago Genebra, onde está o Museu Olimpico), Zug (nas margens do Zugersee, com seu centro de ruas estreitas e construções medievais), Davos (a cidade mais alta dos Alpes), Montreux (comuna da Suiça, com o incrível Castelo de Chillon), Bozzano (província italiana), Cordilheira das Dolomitas (surgidas há 250 milhões de anos, patrimônio mundial).
A cordilheira das Dolomitas? De tirar o fôlego! Assim como os Andes italianos e suas curvas estonteantes. As muitas cidades e vilas da Suiça, todas floridas e bem conservadas, parecem fazer parte dos contos medievais, onde viviam reis, príncipes e princesas, com castelos e igrejas ricamente decoradas. Espaços onde cada cantinho conta histórias reais vividas pela humanidade.
Era tanta beleza que a gente queria ver tudo, absorver cada pedacinho onde viveram grandes conquistadores, pensadores, homens que escreveram nossa história. E as cafeterias? Ah, os cafés! De ambientes agradáveis e aconchegantes (a maioria), estão espalhados por toda parte, formando alamedas tão encantadoras que você simplesmente se deixa levar pela preguiça e passa horas apreciando o movimento em suas cadeirinhas. Um verdadeiro convite a não fazer nada. Nadinha.
Fui até a cordilheira das Dolomitas, depois de passar pela cordilheira dos Andes italiana. Que viagem, meu amigo! As montanhas são tão impressionantes que você se sente uma formiguinha diante delas. E as cidades ao redor? Um verdadeiro espetáculo! Você não quer mais sair daquele ambiente.
Uma das cidades que não dá pra perder é Cortina d'Ampezzo, a famosa "Rainha das Dolomitas". Charmosa e elegante, é o lugar perfeito para passear, comer um bom prato de pasta e tomar um café com vista de tirar o fôlego. E quem diria que o calor escaldante ia nos perseguir até aqui, né? Mas isso não nos impediu de aproveitar cada segundo!
Outra cidade incrível é Ortisei, no vale de Val Gardena. Com suas casinhas coloridas e uma vibe tranquila, parece saída de um conto de fadas. E, claro, o strudel de maçã de lá é imperdível! Canazei, na região de Trentino, por sua vez, é a capital das aventuras ao ar livre, ideal para quem ama esquiar ou fazer trilhas. Mesmo sob o sol forte, sem neve, as montanhas continuam deslumbrantes.
Não posso esquecer do Lago di Carezza! Com suas águas cristalinas, verde-esmeralda, que refletem as montanhas, é um cenário de sonho que parece saído de filmes, uma jóia em meio a floresta de pinheiros, dizia o poeta. E para quem adora uma boa caminhada, o Naturdenkmal é uma formação rochosa que impressiona pela beleza e pela história geológica.
Outro ponto turístico que adoramos é o Passo Gardena (Gardena Pass é uma passagem de alta montanha nas Dolomitas do Tirol do Sul, no nordeste da Itália). Visitamos também o Parque Natural Fanes-Sennes-Braies, reserva natural das Dolomitas, com trilhas que parecem desafiar a gravidade. Um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.
E, claro, tem o famoso Tre Cime di Lavaredo, a maravilha natural mais notável nas Dolomitas! Essas montanhas são icônicas e atraem trekkers de todo o mundo. Mal posso esperar pra voltar e explorar ainda mais todas essas regiões! E me cansar prá caramba...
Lia Estevão
ex- Adornare - Jornalista
Produtora de albuns fotográficos
Fotolivros com fotos impressas
por Whatsapp
Whatsapp (16) 9.9165-4497
domingo, 15 de setembro de 2024
Final do Brasileirão Feminino - cadê as mulheres?
Domingão sentei pra ver a final do Brasileirão Feminino no Morumbi. E olha... a surpresa! Que jogo bonito! Que jogo emocionante!
Ágil, rápido, cheio de jogadas inteligentes, passes longos e certos, e defesas espetaculares. São Paulo e Corinthians demonstraram que o futebol feminino chegou com tudo! E olha, não fica devendo nada pro masculino, que, vamos combinar, tá meio em decadência técnica e física, né?
Nem importa pra quem eu estava torcendo. O que me encantou mesmo foi ver a evolução das mulheres no esporte. Há tão pouco tempo (1983), a gente nem podia jogar bola! Mas hoje, elas estão lá no campo, firmes, fortes, focadas, brigando pelo que é justo. Estão dando um show de bola, enquanto o masculino... bem, tá mais pra desfile de vaidades, pouca técnica e muito dinheiro fácil pros chamados “craques”.
Então, será que a gente precisa de um empurrãozinho a mais nesse esporte? Ou será que é apenas uma questão de tempo até que as mulheres tomem conta das arquibancadas, assim como já estão tomando conta dos campos?
Enquanto o futebol masculino está cheio de promessas vazias e performances mornas, o feminino tá pegando fogo! A gente só precisa considerar isso e dar o devido valor. E não é só uma questão de apoiar por apoiar. É entender que ali, naquele campo, tem mulheres que estão rompendo barreiras, fazendo história, e mostrando que o lugar delas é onde elas quiserem — inclusive jogando futebol.
Se a gente quer ver o futebol feminino crescer, temos que tambem fazer a nossa parte: encher os estádios e cobrar as grandes marcas e poderosos patrocinadores. Porque, no fim das contas, essa luta é nossa também.
Então, pergunto, cadê as mulheres nos jogos femininos? Será que a gente não precisa dar um empurrãozinho a mais nesse esporte? Ou será que é apenas uma questão de tempo até que as mulheres tomem conta das arquibancadas, assim como já estão tomando conta dos campos?
Hoje vejo apenas umas gatas pingadas aqui e ali. Afinal, se as meninas já estão fazendo bonito nos campos, nada mais justo que a gente também faça bonito nas arquibancadas, concordam?
E aí
surgem várias perguntas para justificar o pequeno público, na maioria das vezes: será que os horários dos jogos não nos favorecem? A
divulgação é quase invisível? Os locais dos jogos são complicados de chegar? Ou
talvez seja falta de grandes patrocinadores? Ah, e não vamos esquecer das
emissoras, que parecem ainda fazer corpo mole pra transmitir as partidas. A
cobertura nas mídias digitais, então... quase nada! Sem falar no machismo nosso
de cada dia, que ainda tenta segurar a barra quando o assunto é a mulher no futebol.
Resumindo: o público ainda é pequeno, a grana é curta e a atenção da mídia também. Mas olha, o futebol feminino brasileiro está numa crescente, e essa primeira final do Brasileirão Feminino 2024 deixou claro: elas chegaram, e é pra ficar! O show dentro de campo tá garantido. Só faltam as mulheres torcedoras agora fazerem a sua, a nossa parte. Mesmo assim, hoje foram perto de 30 mil pagantes.
Então, agora, fica o convite: mulherada, bora marcar presença!
Porque, sinceramente, com o futebol que essas meninas estão jogando, o próximo grande ídolo do esporte pode muito bem ser uma delas.
Beijos Lia Estevão, jornalista e publicitaria
Produtora de albuns impressos e fotolivros
Informações com Lia no Whatsapp 16 9.9165-4497
terça-feira, 23 de julho de 2024
Da vida para os contos de fadas: meu período sabático
Amigos, vocês já se
pegaram sonhando com um período de pausa, longe da rotina diária, dos
compromissos profissionais, e dos boletos inadiáveis? Um tempo para renovar as
energias, visualizar novas perspectivas, e explorar o mundo que existe além da
nossa zona de conforto?
Em agosto, daqui a
pouquíssimos dias, é exatamente o que vou fazer: dar um tempo às preocupações e
colocar a ansiedade em seu devido lugar. Vou parar. Descansar. Mais do que uma simples pausa, minha idéia é desconectar e revitalizar
a mente.
Querem saber qual decisão maluca tomei, cheia de prós e contras? Vou para a Suiça. Pois é lá que estão minhas sobrinhas amadas Renata e Luna. Então é prá lá que vou, de mala e cuia.
Vejamos os prós: Suiça,
minha gente! O país das paisagens dos contos de fadas. Imaginem só, eu e minha família no paraíso dos chocolates. Só de pensar já me vejo cercada de imensas barras e de bombons
gigantescos. Tem visão mais saborosa?
Montanhas de tirar o fôlego, lagos cristalinos, vilarejos pitorescos. Cenários inimagináveis, onde estresse
não entra e nem a bruxa malvada. Que oportunidade, amigos, para aprender coisas
novas e lembrar do que realmente importa: ser feliz, brincar, rir, e aproveitar o momento.
Quem sabe esse período sabático na Suiça não me dá a clareza e a inspiração de que
estou precisando?
Agora, os contras: tenho que estar preparada para todas as atividades possíveis, principalmente para as intermináveis trilhas entre as montanhas gigantescas. Por mais divertido que seja, amigos, sei que ficarei exausta, já que o preparo físico foi nenhum. O que não me impedirá de curtir aqueles lagos de um azul extraordinário, sempre ao lado da Luna. Também acredito que haverão momentos de preocupação com as dívidas assumidas (a Suiça é o pais mais caro da Europa), que darei um jeito de resolver ao voltar. Só não quero, ao final deste mês sabático (dias), ter a desagradável sensação de não ter aproveitado ao máximo as belezas do país.
Viajar para a Suiça é, sim, uma experiência inesquecível. Um investimento na qualidade de vida. Um conhecimento de culturas diferentes da minha (a Suiça é um verdadeiro caldeirão cultural).
Pensando bem, os contras nem são tantos assim para ofuscar os muitos prós, pois alegrias, risadas, aventuras, e momentos especiais, vão valer o gasto de cada franco, cada dólar.
Com certeza, voltarei revigorada e prontíssima para novos desafios. E claro, com uma mala (quase) cheia dos maravilhosos chocolates suiços!
Lia Estevão
Cria e produz Albuns Impressos
Fotolivros de vários tamanhos
Tudo com fotos de seu celular ou Notebook
Mínimo de 50 fotos - Máximo? Você decide
Informações e pedidos por
Whatsapp, comigo mesma
(16) 9.9165-4497
quarta-feira, 3 de julho de 2024
Ainda querendo me encantar por você...ou por um trabalho...ou por um caminho
Amigos,
Como disse outro dia, eu amo me encantar com trabalhos, coisas e, principalmente, com pessoas. Infelizmente, não é o que anda acontecendo comigo e nem com muita gente que conheço. O ar anda carregado de sentimentos negativos... O desencanto impera!
Vivemos em uma era de profundas transformações tecnológicas, sociais e culturais, onde o progresso parece ser uma constante. No entanto, esse avanço não vem sem um custo emocional. Muitas pessoas sentem um desencanto crescente com o mundo ao seu redor, resultado de diversas pressões e de muitas desilusões.
A globalização e a hiperconectividade, enquanto nos aproximam virtualmente, muitas vezes nos afastam emocionalmente. A ilusão de felicidade perpetuada nas redes sociais pode gerar sentimentos de inadequação e solidão. A constante exposição a notícias negativas, crises econômicas, ambientais e sociais aumenta a sensação de incerteza e impotência.
Além disso, o ritmo acelerado da vida moderna contribui para o esgotamento mental. A busca incessante por sucesso e reconhecimento muitas vezes deixa pouco espaço para momentos de introspecção e descanso. Essa corrida sem fim pode gerar um vazio existencial, onde a felicidade parece sempre fora de alcance.
Nesse cenário, o desencanto não é apenas um sentimento isolado, mas um reflexo de uma sociedade que precisa reavaliar seus valores e prioridades. É um chamado para que busquemos formas mais autênticas e significativas de nos conectarmos com nós mesmos e com os outros, cultivando a empatia, a gratidão e a resiliência.
Quando nos permitimos mergulhar na admiração por trabalhos, coisas e, especialmente, pessoas, abrimos as portas para uma vida mais rica e vibrante. Esse estado de encantamento libera nosso potencial criativo e nos conecta a uma fonte de energia que transcende nossas limitações cotidianas. Sentimos uma liberdade de espírito que nos impulsiona a realizar sonhos e a explorar novas possibilidades. Somos felizes, capazes de tudo, quando ainda conseguimos nos encantar pelo que nos rodeia.
Todavia, parece que o desencanto só espera o momento ideal para nos envolver em seu vazio existencial.
Lia Estvão
Jornalista - Publicitária
Produtora de Fotolivros
terça-feira, 25 de junho de 2024
Vamos ver alguns lançamentos de blusas, cardigãs e camisetas?
Boa tarde, meus amigos
Acredito que parte dos meus seguidores sabe que comercializo on line camisetas com estampas digitais exclusivas e divididas por temas. No total, são mais de 200 modelos fofissímos para você escolher entre as diversas linhas. Poe exemplo, se você gosta de livros, os desenhos literários expressam toda sua paixão pela leitura. A coleção de estampas com pets e gatos mostra, para seus amigos e familiares, toda sua paixão por esses pequenos seres de 4 patas.
Quero contar também que as minhas camisetas são de excelente qualidade, fabricadas em viscolycra premium, e de corte impecável, elas não deformam de jeito nenhum. Pode lavá-las na máquina e usar se passar, sendo excelentes para viagens.
Sofisticadas, graças ao tecido com toque de seda, bem humoradas e charmosas, graças às estampas de cores inalteráveis, essas camisetas criam looks incríveis coordenadas a uma terceira peça, como blazers, coletes, jaquetas, camisas e muito mais.
LANÇAMENTO
A novidade, agora, são as blusas. Gosta de DESTACAR a qualidade, o tecido, o corte das novas peças. Nos tamanhos, vão do PP ao GG, atendendo as normas internacionais de medidas. São muitas as cores disponiveis: preto, marinho, verde militar, vinho, marrom café, marrom cappuccino, cereja, off-white, laranja e verde bandeira
Elas vão do PP ao GG.
As vendas são feitas apenas por Whatsapp, sob pedidos, e a entrega pode ser a domicilio ou em local próximo à Praça XV - Centro
Whatsapp: (16) 9.9165-4497 Mais informações podem ser pedidas por aqui ou, também, no Whatsapp
Vamos ver alguns lançamentos?
![]() |
Blusa Tereza de modelagem soltinha. R$ 75, 00 a unidade |
![]() |
Conjunto de blusa e saia Tereza por R$ 120,00 |
![]() |
Blusa Gina de modelagem soltinha por R$ 70,00 |
![]() |
Modelo Duda de manga 3/4 por R$ 70,00 |
![]() |
Regata bicolor R$ 69,90 Cardigã leve R$ 85,90 |
![]() |
Regata bicolor R$ 69,90 Cardigã R$ 85,90 |
![]() |
Blusa Tamara, de manga 3/4, decote V e levemente comprida atras R$ 70,00 |
![]() |
Regata básica R$ 60,00 |
![]() |
Blusa Stela R$ 70,00 Calça Stela 85,90 |
![]() |
Camisetas com estampa digital R$ 69,90 cada |
![]() |
Camisetas com estampas digitais R$ 69,90 cada |
Lia Estevão
ex- Adornare
Produtora de albuns impressos
Jornalista
Whatsapp (16) 9.9165-4497
terça-feira, 11 de junho de 2024
Encantamento: A Magia que Transforma Vidas"
![]() |
Encantada pelo Pedrinho |
Como num passe de mágica, sem perceber, a vida fica emocionante, prazerosa, e uma energia desconhecida e poderosa nos envolve de forma surpreendente: de imediato, nos sentimos terrivelmente felizes e preparados para enfrentar todas as dificuldades, sejam lá quais forem. Amigos, estamos encantados!!!
Ah! O encantamento! Quem nunca sentiu aquele brilho nos olhos e o coração acelerado ao se deparar com algo ou alguém que nos tira o fôlego? Seja um trabalho que desperta nossa paixão ou uma pessoa que parece ter saído dos nossos sonhos. O encantamento tem o poder de transformar nossas vidas.
Vamos começar com aquele trabalho que nos faz pular da cama com um sorriso no rosto. Encontrar uma ocupação que nos encanta é como descobrir um tesouro escondido. A rotina se torna uma aventura e cada desafio, uma oportunidade para brilhar. A criatividade flui sem esforço. A felicidade no trabalho não é apenas um mito; é uma realidade que nos enche de energia e propósito. E quem diria que até as segundas-feiras poderiam ser tão empolgantes?
Mas o que dizer do encantamento por uma pessoa? Isso sim é uma experiência que pode virar nosso mundo de cabeça para baixo – e de um jeito delicioso! Quando conhecemos alguém que nos faz sentir borboletas no estômago, tudo muda de cor. Cada conversa é uma descoberta, cada sorriso, um presente. Encantamo-nos por pessoas que nos fazem rir, que compartilham nossos valores, que têm aquele brilho especial nos olhos.
![]() |
Encantada pela sobrinhas |
Artistas,
então, têm um talento especial para nos encantar – sejam atores, músicos ou
escritores, eles têm o dom de tocar nossas almas e nos transportar para outros
mundos. Com sua sensibilidade e talento, os verdadeiros artistas conseguem
capturar a essência da vida e nos devolver isso em forma de arte, seja uma
canção que parece ter sido escrita para nós ou um filme que nos faz chorar e
rir ao mesmo tempo.
Pergunto: o que exatamente nos encanta em alguém? E respondo: é o carisma, a autenticidade, aquela faísca que não conseguimos explicar. É a maneira como essa pessoa nos faz sentir especiais, compreendidos e, principalmente, vivos.
Então, meus amigos, que tal nos permitir encantar mais? Seja encontrando um trabalho que nos apaixone ou abrindo nossos corações para aquela pessoa especial. A vida, afinal, é feita dessas pequenas grandes magias que nos fazem acreditar que tudo é possível. E quem sabe, ao nos encantarmos, não acabamos encantando também os outros. Porque, no fim das contas, o mundo de hoje precisa mesmo é de mais encantamento.
![]() |
Encantada pelo trabalho |
Lia Estevão - Jornalista e Publicitária
Produz fotolivros e albuns impressos personalizados
Informações e pedidos por Whatsapp 9.9165-4497
terça-feira, 7 de maio de 2024
É fascinante observar a trajetória feminina nas sociedades
Já foi bem mais fácil escrever sobre mulheres e a posição que elas ocupam nas sociedades mundo afora. E fascinante observar e estudar essa caminhada lenta e constante através dos séculos.
0. É fundamental educar desde cedo sobre a igualdade
Atualmente, percebemos avanços femininos aqui e ali, retrocessos também, e várias religiões ditando normas e comportamentos para grande parte da população. Os homens prosseguem ditando pautas na política, economia e em tudo que é importante para o bem estar da humanidade, e as mulheres atuando em planos secundários nas maiores questões dessa mesma humanidade.
Poucas opinam. Quase nenhuma decide. E muitas até acreditam estarem "virando a mesa" e chegando bem perto da sonhada igualdade de gênero. Ilusão. A zona de conforto, desagradável várias vezes, ainda é mais confortável do que assumir responsabilidades no dia a dia.
A complexidade que envolve uma mulher, que já nasce engessada, me faz pensar até que ponto vale a pena transformar nossa existência numa guerra infinita. Vitórias esparças, pontuais se considerarmos a população mundial de uns 8 bilhões de seres humanos, podem-se considerar irrisórias para o resultado final.
Alguém tem dúvidas de que o mundo ainda é masculino?
Vamos nos libertar do gesso e das amarras seculares?
Ser uma mulher engessada é estar aprisionada por expectativas, normas e estereótipos que limitam sua liberdade, sua expressão e seu potencial. É viver em um molde pré-determiunado, onde a individualidade é sufocada em favor de um padrão imposto pela sociedade.
Essas amarras são tecidas ao longo dos tempos, permeando culturas e estruturas sociais. Desde cedo, meninas são ensinadas a se encaixarem em determinados papéis e comportamentos considerados "adequados" para o serxo feminino. Els são incentivadas a serem delicadas, submissas, passivas, a priorizarem a aparência sobre a inteligência, o casamento sobre a carreira, a maternidade sobre a realização pessoal.
Tanta rigidez limita o potencial das mulheres, restringe suas escolhas e impede sua plena realização. No entanto, quebrar essas amarras é possível e necessário para alcançar a verdadeira igualdade de gênero e a plenitude individual.
ANOTEM
0. É fundamental educar desde cedo sobre a igualdade
de gênero, desconstruir estereótipos e promover uma visão ampla e inclusiva do que significa ser mulher.
1. Fortalecer a autoestima e a confiança das mulheres é crucial para que elas assumam espaços de liderança e influência em todos os campos da sociedade.
2. As mulheres devem ser encorajadas a descobrir e abraçar sua verdadeira identidade.
3. A união e o apoio entre mulheres são fundamentais para fortalecer o movimento pela igualdade de gênero.
4. É preciso resistir às pressões e expectativas sociais que tentam manter as mulheres em um estado de submissão.
INFORMAÇÃO
De acordo com estimativas de órgãos demográficos internacionais, a população mundial atual (em novembro de 2023) é de, aproximadamente, 8,07 bilhões de pessoas.
LIA ESTEVÃO
Jornalista e Publicitária
Produtora de albuns impressos e fotolivros
Informações: (16) 9.9165-4497
domingo, 21 de abril de 2024
Como podemos saber se somos amados? Você sabe?
Ah, o amor! Ele realmente tem o poder de transformar o mais cinzento dos dias em uma primavera sem fim. No entanto, queridos amigos, como saber se somos amados? Como saber se somos importantes e queridos pelas pessoas que nos cercam? Como saber se o calor humano oriundo do amor realmente nos envolve?
Saber se somos amados pode parecer um mistério, mas na verdade, esse saber reside nas sutilezas do dia a dia, nas entrelinhas da convivência. É quando a gente se sente acolhido e confortável no ambiente que estamos, quando a gente percebe um olhar carinhoso, de admiração, ou quando um simples sorriso parece iluminar a alma, a nossa alma. Sentimo-nos amados quando nossa presença é celebrada, nossas ausências sentidas, e nossas peculiaridades, aceitas e até mesmo admiradas.
Os sinais quase invisíveis que nos fazem sentir amados, importantes e queridos no dia a dia são como sussurros do coração, que, se prestarmos atenção, podem ecoar com a força de um grito de amor. Esses sinais, muitas vezes discretos, são gestos, palavras e atitudes que, embora sutis, carregam em si um profundo significado. E sim, até mesmo pessoas de temperamento explosivo são amadas, pois o amor, em sua essência, vê além das tempestades momentâneas.
![]() |
Muito amor envolvido |
Primeiramente, o amor se manifesta nos pequenos gestos, tão sutis que podem passar despercebidos aos olhos desatentos. Mas nunca ao coração. São aqueles mommentos em que a mão se estende em um afago despretencioso, em que os olhos se encontram e sorriem sem que palavras se façam necessárias.
Ah! como é doce perceber que somos amados nas entrelinhas das ações cotidianas. É o café que aparece pronto quando a madrugada foi longa, são as mensagens inesperadas que chegam para nos lembrar que alguém pensa em nós.
O escritor Rubem Alves, com sua maestria, me ensinou a valorizar o encanto das pequenas coisas. E é justamente nas pequenezas que o amor revela sua grandiosidade. Sentimo-nos amados quando somos ouvidos. E que prazer é ter alguém que nos escuta com a alma, que acolhe nossos silêncios e entende nossas palavras não ditas. A escuta é um abraço que não usa os braços, mas envolve o coração.
Sentir-se importante passa também pela sensação de pertencimento, de saber que há um lugar no mundo que é nosso, não por direito, mas por amor. É quando somos incluidos nos planos, lembrados nas datas especiais de maneira genuína, e quando nossas ausências são sentidas. Ser importante é ser parte essencial do universo de alguém, de tal maneira que, sem nós, o mundo dessa pessoa seria menos colorido.
Caros amigos, amar e se sentir amado é uma arte que se pinta no dia-a-dia com as cores da atenção, do cuidado, da presença. São esses os sinais que devemos observar, pois eles nos dizem, sem palavras, que somos verdadeiramente importantes para alguém.
Todo o encanto de viver está na simplicidade da própria vida.
Momento saudade, e momentos tristeza.
Dia 16 fez um mês que minha filhota de 4 patas, a Lana Maria, nos deixou.
Hoje, dia 21, faleceu outra filhotinha mais do que amada, a Lua.
![]() |
Lana Maria, sempre amada, um anjo |
Beijos Lia Estevão
![]() |
Lua, doce, meiga, amiga, companheira, amada |
Assinar:
Postagens (Atom)
Destaques do blog da Lia
200 mil visualizações! É isso mesmo, 200 mil!
Amigos, quem diria? Aconteceu: o Blog da Lia ultrapassou 200 mil visualizações ! Estou sorrindo sozinha, demais da conta . Tudo bem, eu s...
