terça-feira, 10 de julho de 2012

Sapatos: prós e contras de usar salto o dia inteiro. Que tal fazer rodízio entre altos e baixos? O corpo agradece!

Querem saber? Vou continuar falando sobre sapatos, minha nova paixão. Se fosse por mim, acreditem, estaria agora mesmo em qualquer loja comprando alguns pares. Minha amiga Venice Muccillo disse, no Facebook, que eu nunca me revelei uma  consumista. E não sou mesmo, querida, mas... 


Diante da atual realidade, só posso argumentar ser esta minha vontade de ter mais e mais calçados uma necessidade antes não percebida. Afinal, como é possível fazer elegantes produções diárias com apenas uns três ou quatro pares? É necessidade, sim...E que assim seja!


Curiosa que sou, além de mergulhar na Internet a fim de conhecer o maior número possível de modelos, e os prós e contras dos saltos baixos e altos para orientação, também fui pesquisar em alguns romances, contos, e em várias poesias, como a literatura "trabalha" esse objeto de desejo feminino. E olhem só que lindo texto da Clarice Lispector eu encontrei. 

"Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderás julgar" 

Bem... segundo a Associação de Podólogos, os melhores sapatos para evitar dores, torções, e calos, são aqueles que dão apoio ao calcanhar, não comprimem os dedos e têm cadarços ou tiras que seguram o calçado no pé. Dito isso, que salto usar? 

SALTO ALTO
Além de acrescentar uns centímetros extras na altura das pessoas, eles deixam a mulher elegante e com postura imponente. Também alongam a silhueta, deixam o bumbum empinado, e conferem sofisticação e sensualidade ao visual. O mais querido das mulheres  é o salto agulha. Lembre-se, porém, de que usar salto alto ou tipo agulha, todos os dias, pode encurtar o tendão de Aquiles e causar dores nos pés, pernas, quadris, na lombar, e na cervical. E até atrofiar a musculatura.

SALTO ANABELA
É tipo plataforma, só que não é linear. O salto anabela é mais alto na região do calcanhar e tem a base dos dedos mais baixa. Estes tipos de salto aumentam a estatura, não forçam os dedos e distribuem o peso do corpo. Boa aposta para quem fica em pé por várias horas.

SALTO QUADRADO
É um modelo indispensável no guarda-roupa, e sinônimo de conforto. Ele deixa o calcanhar bem apoiado, dá boa sustentação, e é uma das melhores opções para o dia-a-dia. Atualmente, com seu estilo vintage, está super na moda.

SALTO CONE
Ele tem a forma de cone invertido. É um dos preferidos das mulheres modernas.

SALTO MEIA PATA
A base deste salto, na região dos dedos é tipo plataforma, só que o salto é mais alto e fino. Devido a essa base, ele deixa a mulher elegante e também confortável.

RASTEIRINHAS
Chinelos e sandálias rasteirinhas não são apropriados para longas caminhadas ou para serem usados o dia inteiro. Eles deixam o pé solto, não oferecem suporte ao calcanhar e ainda forçam o joelho

SAPATOS BAIXOS
As sapatilhas, ou os sapatos baixos, podem causar os mesmos  problemas das rasteirinhas. Por isso, procure escolher modelos com a sola mais grossa e com pequeno salto, de um ou dois centímetros,  e evite possíveis tendinites, dores nos joelhos e inflamações crônicas nas solas dos pés.

MAIS INDICADO
Segundo estudo realizado pela UNIFESP, o salto mais recomendado para uso diário   é o de, no máximo, 4 centímetros de altura. Outra dica indicada é fazer um rodízio entre os saltos mais altos e os mais baixos. Usar salto alto, com mais de 8  centímetros, por mais de 5 horas seguidas, é problema na certa. E o corpo reclama. 

SUPERBEIJO


Nenhum comentário:

Postar um comentário