domingo, 17 de junho de 2012

Rio+20. Você faz a sua parte? O futuro agradece.



Vamos contribuir para um mundo melhor? 
Eu sei, e vocês sabem também, que corrupção, ganância, e concentração de riquezas, impedem uma sociedade mais harmoniosa, em todos os níveis. Dito isso, acredito que todos também saibam que está sendo realizada, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, conhecida por Rio+20. 


Mas, por acaso, vocês compreendem porque esse evento é tão importante para as futuras gerações? Porque é um alerta gigante aos homens que, na busca frenética por mais e mais poder, acabam destruindo qualquer possibilidade de vida digna daqui para a frente.  


Meus amigos, temos que fazer a nossa parte. Começando por entender o significado de palavras-chave como sustentabilidade, biodiversidade, economia verde que, hoje, fazem parte de qualquer texto relacionado a qualidade de vida. De forma bem simples e objetiva:


SUSTENTABILIDADE define as ações e as atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais do ser humano, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente. 


BIODIVERSIDADE é a variedade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais. A preservação da natureza e da diversidade garantem a proliferação da vida.


ECONOMIA VERDE inclui desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação do meio ambiente para garantir uma boa qualidade de vida às futuras gerações. 



VEJAM AQUI OS 3 Rs da SUSTENTABILIDADE


Reduzir, Reutilizar, Reciclar


É isso. Continuo acreditando, e cada vez mais, que é a informação que faz a diferença. Por exemplo, o consumidor bem informado tem consciência do impacto de seu consumo e procura atuar de forma mais responsável, dando exemplos de boas práticas em casa, no trabalho, e na comunidade onde vive. Superbeijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário