terça-feira, 20 de março de 2012

Coco Chanel: independente, bem sucedida, com personalidade e estilo.


Mais alguns dias e o outono começa. Eu gosto. É quando fica bem mais
 prazeroso deixar-se envolver pelos tecidos incríveis das temporadas 
intermediárias, criando visuais elegantes, charmosos, e sofisticados.
 É certo, também, que um pouco de melancolia baixa à terra. Mas tudo bem.
Digamos que o momento, nos dias mais amenos, seja de reflexão.
O que é muito bom para visualizar o futuro.
Com o início da nova estação, e com as novidades que vêm por aí
para nos deixar belas e confortáveis, lembrei de uma mulher maravilhosa,
que revolucionou a moda no final do século 19: Coco Chanel.
 Quero falar um pouco dela para vocês.
Essa mulher independente, bem sucedida, com personalidade e estilo.


“A força se consegue com os fracassos e não com os sucessos.” Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em 1883, em Saumur, e faleceu em 1971, em Paris. Destacou-se como mulher e como profissional. Enquanto a mulher vivia à frente de seu tempo, deixando-se envolver por muitas e fortes e paixões, a profissional tornou-se uma das mais importantes estilistas da França, e do mundo, ao criar roupas que até hoje influenciam a moda internacional. Ambas eram absolutamente livres. Essa mulher totalmente fantástica é Coco Chanel, a imortal.


“O dinheiro nunca significou muito para mim, mas a independência (conseguida com ele), muito.” Coco Chanel
Pode-se afirmar que a moda de Coco Chanel reflete sua vida, se confunde com sua personalidade. Como sua independência, não seguia as regras ou as imposições ditadas pela sociedade da época. Sua cama, por exemplo, era sempre dividida com amantes. Com sua criatividade, desenvolveu um novo estilo de roupa para uma nova mulher. Uma mulher como ela.  Afinal, as roupas tinham que refletir, sim, quem essa mulher era realmente. 


“A moda não é algo presente apenas nas roupas. A moda está no céu, nas ruas, a moda tem a ver com idéias, a forma como vivemos, o que está acontecendo.” Coco Chanel
Chanel mudou a moda feminina para sempre. Ela também desrespeitou todas as regras da elegância da época, assim como o manual de bons costumes. Mesmo assim, criou a noção de chic que vale até hoje, e a base do figurino moderno. E libertou as mulheres das roupas apertadas e opressoras do final do século 19. Vestido preto básico (o maior curinga do guarda-roupa), tailleur (formas limpas, linhas retas, praticidade), pérolas (sempre atualíssimas), bolsa a tiracolo (insubstituível até hoje)...são os clássicos marcantes da estilista.


“O conforto possui formas. O amor cores. Uma saia é feita para se cruzar as pernas, e uma manga para se cruzar os braços”. Coco Chanel
Tudo o que Chanel fez e propôs virou um estilo. Fascinada pela moda masculina, “roubou” deles as calças, os paletós, o casaco 7/8, o cardigã. Surgiu, então o look masculino na moda feminina. Um dia cortou os cabelos na altura do queixo, deixando os fios retos. Nascia o corte Chanel. E Chanel n*5, o perfume, é um best-seller. Assim foi em toda a sua vida, repleta de novidades, de inovações, de quebra do estabelecido. O que a sociedade pensava dela? Nunca importou. O compromisso de Coco era apenas com ela mesma. Ela venceu. Chanel é, há décadas, uma das grifes mais luxuosas de nosso tempo.


“Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior”. Coco Chanel

"A mulher precisa de beleza para que os homens nos amem e de estupidez para nós amarmos os homens" Coco Chanel

"Eu criei um estilo para o mundo inteiro. Um estilo não sai da moda, Chanel não sai da moda". Coco Chanel

Nenhum comentário:

Postar um comentário